Notícias

06/05/2019

Para garantir duplicação da Faixa Nova, Prefeitura apoia Estado em audiência sobre concessão da 287


Governo gaúcho analisará, nas próximas semanas, a possibilidade de atender demanda do Município, que também é da Região Central

Sugestões, opiniões e detalhes técnicos do projeto que prevê a duplicação da RSC-287 por meio de concessão foram apresentados para mais de 200 pessoas em audiência pública na tarde desta segunda-feira (6), no Park Hotel Morotin. O trecho é uma das principais ligações entre a Região Central e a Capital gaúcha. O prefeito Jorge Pozzobom, junto com entidades empresariais de Santa Maria, é apoiador da inclusão da Faixa Nova de Camobi na proposta do Governo do Estado.

“Trata-se de uma reivindicação que tem como objetivo garantir a segurança dos usuários, refletindo diretamente no desenvolvimento econômico de Santa Maria e das cidades da Região, principalmente da Quarta Colônia”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice, Sérgio Cechin.

Lideranças de Santa Maria também defendem que não tenham praça de pedágio entre Santa Maria e a Quarta Colônia, que a concessionária conceda chips gratuitos aos condutores que transitam na via com frequência, a viabilidade de terceiras faixas em pontos mais críticos e o aumento do limite de velocidade em certos trechos, garantindo fluidez no trânsito. O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, que participou da audiência pública, afirmou que técnicos irão analisar, junto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), nos próximos dias, a possibilidade de atender às demandas.

“Que possamos trilhar um caminho de ideias, melhorias e ajustes. O Governo está focado na concessão porque é um processo de continuidade e de discussão democrática, com capacidade de mais investimento por meio de parcerias”, explica o secretário Costella.

A concessão da RSC-287 integra o primeiro lote do programa RS Parcerias, lançado no fim de março. O trecho a ser duplicado é de 204 quilômetros entre Santa Maria e Tabaí, com investimento de R$ 2,2 bilhões, no período de 30 anos. Entre as melhorias previstas, estão a duplicação dos trechos urbanos em até cinco anos e a duplicação total da rodovia em 11 anos. O projeto, detalhado para representantes de diversas cidades da região, foi apresentado pela equipe de técnicos da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica e da Secretaria de Logística e Transportes.

A audiência pública contou com a presença dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, de Desenvolvimento Social, João Chaves, de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, do Instituto de Planejamento, Daniel Péreyron, e o adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Herte Teixeira. Os deputados estaduais Giuseppe Riesgo (NOVO), Kelly Moraes (PTB) e Valdeci Oliveira (PT), também participaram da sessão. 

Conforme o governo do Estado, após a fase da audiência pública, serão analisadas e respondidas as reivindicações apresentadas. Depois de trabalho interno das secretarias e análises é que o edital para a contratação de empresa a receber a concessão da RSC-287 será homologado.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Deise Fachin / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial