Notícias

18/04/2019 18/04/2019 18h37m

Prefeitura habilita-se a contratar empresa para requalificação urbanística de ruas de Santa Maria


Serão liberados mais de R$ 1,1 milhão por meio do Avançar Cidades. Santa Maria é o primeiro município brasileiro a habilitar-se no Grupo 2 do programa

A Prefeitura deu novo passo para o desenvolvimento de Santa Maria por meio da recuperação de vias urbanas. O Município já está habilitado pelo Governo Federal a licitar a elaboração de projeto de modernização e requalificação urbanística da malha viária. O valor do financiamento junto à Caixa Econômica Federal é de R$ 1.169.822 milhão, e faz parte do programa Avançar Cidades. A confirmação foi divulgada no Diário Oficial da União. Ainda em agosto de 2017, o prefeito Jorge Pozzobom entregou ao Ministério das Cidades proposta para adequação do Avançar Cidades. 

“Somos o primeiro município do Brasil habilitado a este programa, trabalho que tem sido feito com muito empenho por parte da nossa Administração desde 2017. Agora, estamos muito otimistas porque já começamos a ver os resultados que irão refletir no desenvolvimento da nossa cidade”, declara o prefeito Jorge Pozzobom.

O Termo de Referência do estudo que vai permitir contratar empresa que será responsável pela elaboração dos projetos de pavimentação asfáltica já havia sido entregue pelo Município à Caixa. O documento trata da restauração dos pavimentos urbanos, indicação para complementação da drenagem, sinalização viária e acessibilidade. A extensão total das ruas a serem recuperadas é de 75 quilômetros, abrangendo 64 vias de Santa Maria, complementando, assim, a relação de ruas que já estão sendo atendidas pelo Plano de Recuperação de Pavimentação.

“Fizemos a opção de contratar primeiro os projetos de engenharia para fazer levantamento in loco das condições do asfalto de Santa Maria, fazendo verificação das principais causas de deteriorização das vias. Entendemos que é um caminho que pode ser mais demorado, mas desta forma, evitamos problemas futuros do que já começar a pavimentação”, explica o Coordenador Geral do Gabinete de Governança, Alexandre Lima.

A partir da próxima semana, a Caixa Econômica Federal começa a análise financeira do Município para a viabilização do financiamento e, após, a elaboração do contrato. A previsão é que em cerca de 15 dias o contrato já esteja assinado. Após essas etapas, a Secretaria de Finanças elabora o processo licitatório para contratar empresa que vai elaborar os projetos.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: Deise Fachin / Prefeitura 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial