Inicial > Notícias > Prefeitura retomará atendimentos domiciliares de saúde...

Notícias

29/03/2019

Prefeitura retomará atendimentos domiciliares de saúde em Camobi na segunda-feira


Em função de Fake News, prestação de serviços na Região Leste havia sido suspensa nesta quinta (28) e sexta-feira (29)

 

Na segunda-feira (1º), serão retomados os atendimentos domiciliares de saúde realizados pelo Município que haviam sido suspensos temporariamente, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), em Camobi, na Região Leste de Santa Maria.

O reagendamento dos atendimentos será feito pelas equipes de Saúde, que entrarão em contato com a comunidade beneficiada com esses serviços.

O secretário de Saúde, Francisco Harisson, foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Noal, em Camobi, na manhã desta sexta-feira, e conversou com os servidores que atuam no local.

"Fiz questão de conversar com os servidores da Saúde para tranquilizá-los sobre essa questão. A partir da manifestação dos funcionários, decidimos retomar os atendimentos domiciliares na segunda-feira", disse o secretário Francisco Harisson.

A suspensão, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ocorreu por questões de segurança dos profissionais que atuam em Camobi. O motivo dessa medida foi uma Fake News compartilhada nas redes sociais. A notícia falsa afirmava que uma equipe de servidores da Saúde da Prefeitura estava em visita a domicílios no Bairro Camobi aplicando testes com agulhas infectadas com o vírus HIV.

Os atendimentos domiciliares na Região Leste são feitos por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de médicos e dentistas que atendem pacientes acamados em residências. Esses atendimentos não são realizados diariamente e são feitos mediante agendamento.

Segue, abaixo, nota de esclarecimento:

Nota de esclarecimento: Secretaria da Saúde

“A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Saúde, esclarece que não há equipes do Município realizando exames de sangue em visitas domiciliares e espalhando o vírus HIV. Um vídeo e um áudio com informações falsas estão sendo espalhados em grupos de redes sociais. No áudio, uma mulher relata que há uma equipe de enfermagem disseminando o vírus em pacientes, o que não é verdade. Já no vídeo, aparece um grupo de servidores da Secretaria de Saúde em atendimento domiciliar.

A Prefeitura confirma que profissionais da Saúde realizam, sim, atendimentos domiciliares (consultas, testes rápidos, curativos, etc.) nas comunidades mediante agendamento, e que esses servidores estão identificados com jalecos e crachás. A Prefeitura reitera que as informações do áudio são falsas e não devem ser compartilhadas, pois colocam os servidores municipais em risco e podem prejudicar o atendimento dos pacientes mais necessitados.

Brigada Militar e Associação Camobi Segura afirmam que não autorizaram ninguém a falar em nome delas sobre esse assunto e que o material divulgado é Fake News.”

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial