Notícias

17/01/2019 17/01/2019 14h31m

11ª Conferência Municipal de Saúde ocorre nos dias 05 e 06 de abril em Santa Maria


Em 2017 e 2018, Município realizou diferentes conferências temáticas de Saúde (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

Até a data, diversas pré-conferências serão realizadas em diferentes bairros e distritos do Município

Com o objetivo de levantar demandas e necessidades da área da Saúde da cidade, será realizada, nos dias 05 e 06 de abril, a 11ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria. O evento concentrará atividades no Colégio Marista Santa Maria e na antiga reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A Conferência Municipal é promovida pela Prefeitura de Santa Maria e pelo Conselho Municipal de Saúde e é uma etapa para as fases estadual e nacional, no âmbito da defesa e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Até a data, o Município realizará diversas pré-conferências, que ocorrem em diferentes bairros e distritos da cidade, de forma a contemplar as demandas de todas as regiões de Santa Maria.

As pré-conferências são momentos preparatórios, que levantam temas, discussões e propostas que serão abordadas e votadas/aprovadas no evento geral (veja, abaixo, o calendário de todas as pré-conferências já confirmadas – outras podem surgir até abril). Conforme o coordenador geral da 11ª Conferência, Dione Gonçalves Lemos, as comunidades de todas as regiões da cidade podem se organizar e promover pré-conferências. A orientação é que a população procure, primeiro, a sua Unidade de Saúde de referência ou, então, o Conselho Municipal de Saúde, para propor a realização.

EIXOS TEMÁTICOS

Com o tema nacional “Democracia e Saúde”, a conferência é realizada a partir de eixos temáticos. São eles: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); e Gestão que unifica o SUS. Os três primeiros eixos foram propostos pelo Conselho Nacional. Já o último, foi inserido pelo Conselho Estadual. Santa Maria trabalhará, na sua conferência, em cima dos quatro eixos.

Conforme a organização, toda a comunidade é convidada a participar das pré-conferências e do evento geral, em abril. Conforme Lemos, a partir das atividades, são elaboradas propostas voltadas às melhorias na Saúde. Ao final da Conferência Geral, um relatório com as propostas é elaborado servindo de base para a construção do Plano Municipal de Saúde.

“Esses eventos buscam levantar as demandas da população e inserir a comunidade no debate sobre as dificuldades e o que precisa ser melhorado no trabalho do SUS no Município. Queremos, com as pré-conferências, abarcar o maior número de regiões e pessoas, para discutir Saúde onde, muitas vezes, ela não é discutida. O Conselho nacional reduziu o número de eixos, focando em temas que necessitam de uma discussão mais aprofundada para o fortalecimento do SUS”, explicou Lemos.

 

CALENDÁRIO DE PRÉ-CONFERÊNCIAS*

Maringá: 19/01 – 18h (Sábado)

Km 3: 21/01 – 19h (Segunda)

Passo do Verde: 28/01, Subprefeitura – 19h (Segunda)

Santa Flora: 01/02, Colônia Pinheiro – 16h (Sexta)

Boca do Monte: 02/02, Clube Concórdia – 14h (Sábado)

Casa Treze de Maio: 07/02 – 17h30min (Quinta)

Arroio Grande: 08/02, Salão de Três Barras – 15h (Sexta)
 

ONG Racismo Basta Brasil: 09/02, local e horário a confirmar (Sábado)

São Valentim: 15/02, Capela Colônia Toniollo – 15h (Sexta)

Santo Antão: 13/03 – 14h (Quarta)

 

*Outras pré-conferências devem ser incluídas na programação até abril

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial