Notícias

29/11/2018 29/11/2018 17h11m

Abertura oficial do Viva o Natal será neste sábado na Avenida Rio Branco e na Praça Saldanha Marinho


Talentos locais e espetáculos inéditos ganham destaque na programação artística e cultural

 

Um compromisso assumido pela Gestão Municipal é valorizar os talentos locais. Prova disso é a efetiva participação de artistas e atrações de Santa Maria na programação do Viva o Natal. Este ano, 90% dos profissionais envolvidos, tanto nos espetáculos quanto na produção do evento, exercem suas atividades no Município.  Uma mostra da produção artística do Município poderá ser conferida já no próximo sábado (1º), durante a abertura oficial das festividades natalinas.

A programação do Viva o Natal 2018 começa às 20h30min, com a Parada do Natal. O desfile pela Avenida Rio Branco contará com a participação da Orquestra de Brinquedos, do Dindinho e da Banda Marcial Manoel Ribas, além de dezenas de Encantadores de Natal. Outra atração da Parada é a participação especial do projeto Orquestrando Arte. Das atrações da primeira noite, apenas a Orquestra de Brinquedos vem de fora, as demais são todas de Santa Maria.

Às 21h acontece a abertura oficial do evento, com a chegada do Papai Noel à Praça Saldanha Marinho. Após, no mesmo local, os santa-marienses assistirão ao espetáculo “Natal, Uma Canção de Amor”. Assinada pela Companhia Armazém Cultura e Entretenimento, a produção foi desenvolvida especialmente para o Viva o Natal 2018.

Mais de 20 artistas participam do elenco do espetáculo, que traz, no seu enredo, a história de um avô que aguarda sua família para a tão esperada noite de Natal. Porém, algo inesperado acontece e coloca em risco os seus planos. Entre causos, doentes, música e muita dança, o avô se desdobra para salvar o Natal de suas netas.

O ator e diretor do espetáculo, Ricardo Paim, da Companhia Armazém, explica que a apresentação foi pensada para que qualquer pessoa, independente de idade ou crença, possa se divertir e se emocionar.

“Natal é uma data muito aguardada por qualquer pessoa, embora muitos digam ao contrário. Criamos uma estória que faz parte do dia a dia de cada de um de nós. Uma estória que, provavelmente, alguém já tenha passado e que, no final das contas, o que realmente importa é estarmos juntos com quem realmente amamos”, afirmou Ricardo Paim, que assina a direção do espetáculo ao lado da atriz Patrícia Garcia.

“Quando pensamos no espetáculo, desenvolvemos uma história que, ao mesmo tempo, pudesse encantar pelos elementos natalinos, mas também emocionar pelo enredo. Buscamos, dentro das nossas vivências artísticas, elementos que unissem o cômico, a música, as danças urbanas e as danças gaúchas. Com certeza está sendo uma experiência única e muito especial para todos nós”, definiu Patrícia.

Ficha técnica do espetáculo
Direção Geral: Patrícia Garcia e Ricardo Paim
Direção Musical: Igor Tadiello e Ronison Borba
Direção Coreográfica: Felipe Mendes e Jean Marley
Elenco: Ana Laura Haag, Ana Luísa, Cândice Lorenzoni, Carla Farias, Felipe Mendes, Harrison Garcia, Jean Marley, Júlia Baisch, Karine Dias, Lívia Thomas, Marina Lara, Rafaella Ferrão, Randerson Rubinich, Renê Callegaro, Ricardo Paim, Roger Marques, Tais Gauer, Vinicius Farias, Zeca Padilha.
Musical: Deborah Rosa, Arnildo Pedroso, Daniel Machado Fortes, Diogo Matos, Igor Tadiello, Ronison Borba
Cenografia e figurinos: Luciano Santos e 
Iluminação: Régis D’Àvila

 

PROGRAMAÇÃO PARA SÁBADO E DOMINGO. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NESTE LINK

SÁBADO (1º)
20h30 min – Parada do Natal pela Avenida Rio Branco, abrindo com a Orquestra de Brinquedos, Dindinho, Banda Marcial Manoel Ribas, dezenas de Encantadores do Natal, participação especial do Orquestrando Arte e o Papai Noel.
21h - Abertura Oficial de Natal e Chegada do Papai Noel de Dindinho.
21h30 – Espetáculo de Abertura – Natal... Uma Canção de Amor! Mais de 20 artistas, música, teatro, dança e arte circense num único espetáculo. Para emocionar. Para Viver o Natal!

DOMINGO (02)
NA CASA DO PAPAI NOEL - 20h30min – Coral Illumina
NO PALCO DA PRAÇA – 21h – ORQUESTRA DE BRINQUEDOS - A Orquestra de Brinquedos apresenta um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedos que têm tudo a ver com o Natal. Vestidos como soldadinhos de brinquedo, os cinco talentosos músicos apresentam O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos. O espetáculo, feito para crianças de diferentes idades, tem cenário e figurinos que lembram a uma caixa de brinquedo. No palco, cinco soldadinhos de chumbo ganham vida e é assim que o público descobre que os brinquedos, na verdade, são músicos de mão cheia. Personificados por Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Marina Mendo (acordeom), os personagens tocam 16 canções, entre velhas cantigas infantis, obras de compositores clássicos e músicas de domínio público. Tudo é executado com instrumentos em miniatura e brinquedos.

FICHA TÉCNICA: Criação e Direção: Yanto Laitano; Elenco: Yanto Laitano (piano e teclado), Beto Chedid (guitarra e cavaquinho), Filipe Narcizo (baixo), Fábio Ly (bateria e washboard) e Bruna Baliari (acordeom).

* Em caso de chuva no sábado, a abertura será transferida para segunda-feira (03), às 21h30min, e a programação de domingo será cancelada.

 

O Viva o Natal é uma promoção da Prefeitura de Santa Maria, com planejamento e produção cultural da Chili Produções Culturais e patrocínio da Corsan, Sulclean Serviços Integrados, Sulclean Segurança, Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Rek Parking, Farmácias São João, Viggilare, Beltrame Casa Completa, Grupo Grazziotin, CRVR, Diário de Santa Maria, Expresso Medianeira, Construtora Jobim, Planalto Transportes, Veísa e Stok Center. Financiamento do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), Governo Federal.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Colaboração: Liciane Brum (Mtb 16.246) / Veleiro Conteúdo Criativo
Fotos: Divulgação/Flua
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial