Inicial > Notícias > Prefeitura realizará ações de prevenção às...

Notícias

29/08/2018

Prefeitura realizará ações de prevenção às IST’s no Presídio Regional de Santa Maria


Enfermeiro responsável pelo presídio detalhou as principais necessidades do local (Foto: João Alves)

Equipe da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município esteve na instituição para conhecer as demandas do local

Com o objetivo de expandir as ações realizadas pelo Município, a Prefeitura de Santa Maria realizará atividades de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com os detentos do Presídio Regional de Santa Maria. Para conhecer as demandas e principais necessidades da instituição, a equipe da coordenação da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município esteve reunida, nesta quarta-feira (29), com o enfermeiro responsável do presídio, Vicente Cargnin.

Participaram da conversa, a coordenadora da Política, Daiane de Magalhães Tolentino, e as fisioterapeutas residentes, Thais Martins e Vanessa Henning. Na oportunidade, a equipe conheceu o funcionamento da instituição (que atende homens e mulheres); a situação de saúde dos apenados e apenadas; o trabalho desenvolvido pelos profissionais; entre outras demandas.

“Nosso objetivo é iniciar esta parceria da Política com o Presídio Regional, para que possamos trabalhar sobre prevenção com essa população, que sabemos que é bastante vulnerável”, explica Daiane.

No encontro, ficou definido que serão realizadas atividades que ressaltem a prevenção contra as IST’s, o cuidado aos que se infectaram, além de serem feitas ações de capacitação e reciclagem com a equipe de Saúde que atua no local.

TRABALHO DA POLÍTICA HIV/AIDS É APRESENTADO A ESTUDANTES

Também nesta quarta-feira, a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino, participou da nona edição do evento “Interfaces no Fazer Psicológico”, realizado para os acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN).

Na oportunidade, Daiane destacou o contexto histórico do Programa de DST/Aids no Brasil; apresentou dados sobre a prevalência do HIV em âmbito nacional e a importância de análise do contexto social das pessoas que vivem com o vírus; falou a respeito do trabalho desenvolvido no Município pela Política, bem como a atuação conjunta com os demais programas, como o Saúde na Escola, e as políticas da Mulher e do Idoso.

“Participar dessas atividades é muito importante para contribuir com a formação desses jovens, que muitas vezes desconhecem essas informações”, comentou Daiane.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial