Notícias

18/05/2018 18/05/2018 20h47m

Prefeitura e Governo do Estado divulgam novo boletim sobre surto de Toxoplasmose em Santa Maria


Na Casa de Saúde está em funcionamento um ambulatório específico para casos oftalmológicos em decorrência da Toxoplasmose (Foto: Arquivo/PMSM)

Na Casa de Saúde, começou a funcionar um ambulatório especializado para atendimento oftalmológico

 

Um novo Boletim de Investigação de Surto de Toxoplasmose em Santa Maria foi divulgado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (18). De acordo com o documento, o Município contabiliza 1.011 casos notificados até a presente data, sendo 665 suspeitos e 352 casos confirmados, entre esses, 27 pacientes são gestantes. Em relação ao último boletim divulgado, na semana passada, houve redução no número de casos sob investigação, de 230 para 198 (confira o boletim completo neste link).

O boletim atualizado traz ainda dados referentes ao número de óbitos fetais. Até o momento, foram registrados dois casos em mulheres com 36 e com 28 semanas de gestação. Há ainda um caso de aborto confirmado em um feto com 15 semanas e um aborto também de 15 semanas em uma gestante que estava sob investigação da doença. O relatório apresenta ainda 115 casos que já foram descartados para a doença. Entre estes, há o registro de um aborto em gestação de 21 semanas, sem ligação com a doença.

 

AMBULATÓRIO COMEÇA A FUNCIONAR NA CASA DE SAÚDE
Um ambulatório específico para atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da Toxomplasmose começou a funcionar na tarde desta sexta-feira, na Casa de Saúde. De acordo com o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, os pacientes atendidos são encaminhados pela Secretaria de Saúde do Município. O local recebe pacientes nas segundas e quintas-feiras, das 7h30min às 12h30min. Nas sextas-feiras também há atendimento, no entanto, a Casa de Saúde ainda está definindo o turno em que os pacientes serão recebidos.

“Este ambulatório é específico para atender pacientes que forem encaminhados para tratar com especialistas de Oftalmologia, não é, portanto, um local de pronto atendimento para quem apresentar sintomas da doença. Estamos disponibilizando, em média, 50 fichas por dia, podendo esse número variar, de acordo com a demanda”, afirmou Schorn.

O coordenador explicou que, como o ambulatório oftalmológico começou a funcionar nesta tarde, não foi possível contabilizar o número de pacientes atendidos hoje. Schorn afirmou ainda que os medicamentos utilizados no tratamento aos casos confirmados já chegaram a Santa Maria. A forma de distribuição será decida em conjunto com a Secretaria de Município da Saúde.

Também continuam os atendimentos no ambulatório da Casa 13 de Maio, localizada na Rua Riachuelo, nº 364. Até esta sexta, foram registrados 102 atendimentos de pacientes com Síndrome Febril no local. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Arquivo/PMSM e Divulgação Casa de Saúde/UPA
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial