Inicial > Notícias > Campanha Maio Vermelho inicia com capacitação...

Notícias

09/05/2018 09/05/2018 15h23m

Campanha Maio Vermelho inicia com capacitação para os profissionais de Saúde do Município


Equipes de Saúde Bucal e agentes comunitários em Saúde do Município participaram da capacitação (Foto: Deise Fachin)

Lei Estadual Nº 12.535 instituiu o dia 31 de Maio como Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal

Maio terá diferentes atividades voltadas ao cuidado com a Saúde Bucal, em função da campanha Maio Vermelho. O dia 31 de maio foi instituído pela Lei Estadual Nº 12.535 como o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal, no entanto, ao longo do mês serão realizadas ações na cidade, com o objetivo de divulgar a data.

A primeira atividade ocorreu já nesta quarta-feira (09), no auditório da Antiga Reitoria do Centro de Ciências Sociais e Humana (CCSH), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Uma capacitação, com foco na integração dos profissionais e nas ações de orientação, prevenção e diagnóstico precoce para a população, foi realizada com profissionais da Saúde da rede pública de Santa Maria – equipes de Saúde Bucal e agentes comunitários em Saúde.

“O Brasil é o país da América Latina com os maiores índices de Câncer Bucal. Para diminuir essa incidência, é necessário informar a população sobre os fatores de risco e como evitá-los, bem como a importância de exames preventivos com um dentista. Essa capacitação de hoje é valiosa neste sentido, pois os agentes comunitários de saúde estão diariamente nas casas das pessoas e irão abordar o assunto diretamente com as famílias”, enfatizou a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol.

A capacitação foi conduzida por estudantes de pós-graduação da UFSM. Na oportunidade, foram abordados aspectos que envolvam a prevenção e o diagnóstico do câncer bucal, os fatores de risco, o fluxo para encaminhar os casos suspeitos de câncer bucal, os aspectos das lesões potencialmente malignas e, também, foram dadas dicas de como os agentes comunitários podem abordar esse assunto com as famílias, durante as visitas domiciliares.

“O câncer é a principal causa de mortes por doença e, o bucal, está nestas estatísticas também, o que justifica criarmos um mês que trabalhe este assunto. A intenção dessas capacitações é alertar e conhecer os fatores de risco, para que o diagnóstico das lesões seja feito no estágio inicial, o que hoje não ocorre, tornando o tratamento desfavorável. Quanto mais cedo diagnosticarmos, melhores serão os resultados”, explicou a professora do curso de Odontologia da UFSM, Cristiane Cademartori Danesi.

AÇÕES AO LONGO DO MÊS

Conforme Patrícia, outra ação incluída no cronograma do Maio Vermelho ocorrerá no próximo sábado (12), durante o Dia D da Vacinação contra a Gripe. Equipes de Saúde Bucal do Município realizarão exames da cavidade oral para diagnóstico de possíveis lesões e orientações para quem for realizar a vacina. A ação ocorrerá em Unidades Básicas de Saúde onde será desenvolvida a campanha de vacinação.

Além disso, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também realizará atividades especiais esse mês, visando à prevenção do câncer bucal. Assim, todos os pacientes que comparecerem no CEO, neste mês, passarão por exame para diagnóstico de lesões.

A campanha Maio Vermelho na cidade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e pela UFSM, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial