Notícias

23/03/2018 23/03/2018 16h11m

Prefeitura assina ordem de serviço para melhorias na Escola Municipal João da Maia Braga


Em até 45 dias, a instituição deverá ter uma nova caixa d’água e uma estrutura para sustentar o reservatório 

 

Alunos, pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Maia Braga comemoraram, nesta sexta-feira (23), a notícia de que um problema que se arrasta por cerca de oito anos será finalmente solucionado. No final da manhã, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, estiveram na instituição de ensino, localizada no Bairro Passo das Tropas, e assinaram a Ordem de Serviço para a aquisição de um novo reservatório de água e para a construção de uma nova estrutura. 

“Eu e a Lúcia fizemos questão de estar aqui com vocês, porque sabemos da extrema necessidade do abastecimento de água e da urgência em garantir a segurança das nossas crianças. É importante vocês saberem que, assim que o pedido da escola chegou na Prefeitura, começamos a tratar disso imediatamente. O problema é que, às vezes, os processos atrasam um pouco porque precisam seguir os trâmites de licitação e contratação da empresa que vai executar o serviço”, afirmou o chefe do Executivo.

De acordo com a diretora da escola, Nívea Paim Correia, a antiga estrutura estava em situação precária e oferecia riscos aos alunos. A caixa d’água também precisava ser substituída. Para evitar acidentes com as crianças que circulam pelo pátio, em fevereiro, servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estiveram no local e retiraram o reservatório. Para que a escola não ficasse sem abastecimento, foi providenciada uma ligação de água. 

“Esse problema era antigo. No final do ano passado entramos em contato com a Secretaria de Educação e fomos prontamente atendidos. Em fevereiro, os servidores da Prefeitura providenciaram uma ligação direta da Corsan. O problema é que falta muita água aqui no bairro, então, a caixa d’água é indispensável para nós”, explica a diretora. 

Representando pais e mães dos 360 alunos da instituição, a vice-presidente do Conselho Escolar, Carla Machado, temia que o início das aulas fosse comprometido. O ano letivo na João da Maia Braga começou em 26 de fevereiro, juntamente com as demais escolas da Rede Municipal de Ensino. 

“A preocupação dos pais era que o calendário atrasasse. Mas, graças à ação emergencial da Secretaria de Infraestrutura e à agilidade na licitação do serviço, isso não aconteceu. Menos de um mês depois do ano letivo começar, nossas crianças já recebem essa notícia positiva”, disse Carla.

A empresa responsável pela execução do serviço, com fornecimento de material e mão de obra, é a Carlos A. C. Cardoso, de Santa Maria. Os recursos, no valor de R$ 6.498.98, vêm do orçamento da Secretaria de Educação. A partir da assinatura da Ordem de Serviço, a construtora tem 30 dias para finalizar o trabalho. Considerando a possibilidade de chuvas, a expectativa é que, em 45 dias, a nova caixa d’água, com capacidade de mil litros, e a nova estrutura, mais resistente, estejam instaladas no local.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial