Inicial > Notícias > Em Brasília, prefeito Jorge Pozzobom garante...

Notícias

13/07/2017

Em Brasília, prefeito Jorge Pozzobom garante investimentos para a área da Saúde do Município


Chefe do Executivo e secretária adjunta de Saúde estiveram reunidos com o secretário de Atenção em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Entre as conquistas, estão a habilitação de cinco novas equipes de ESFs e a renovação da frota do Samu

 

O compromisso da Administração Municipal em buscar a melhoria da Saúde do Município pautou a viagem do prefeito Jorge Pozzobom a Brasília, nesta quinta-feira (13). Na Capital Federal, o chefe do Executivo garantiu importantes investimentos para a área na cidade.

Acompanhado da secretária adjunta da Saúde, Liliane Mello Duarte, o prefeito esteve reunido com o secretário de Atenção em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Conforme Pozzobom, o Município conseguiu a habilitação de cinco novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Essa habilitação das ESFs (que terão atuação nos bairros Salgado Filho, km3, Camobi, Itararé e Lorenzi) permite que as equipes, que hoje atuam junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e são custeadas pelo Município, passem a receber recursos dos governos Federal e Estadual e possam ser potencializadas.

“A habilitação das ESFs é uma ação muito importante, pois fortalecerá a Atenção Básica, além de auxiliar na economia do Município, com a vinda dos recursos. Prometemos, durante a campanha, ampliar o número de ESFs na cidade. Estamos passando de 16 para 21. Sei que ainda é pouco, mas vamos continuar trabalhando, com planejamento”, explicou Pozzobom.

Também na área da Saúde, a viagem a Brasília garantiu ainda dois outros benefícios para Santa Maria. Segundo o prefeito, está garantida a renovação da frota de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a vinda de uma equipe técnica do Ministério da Saúde, que fará a avaliação do Pronto Atendimento (PA) do Patronato e do Pronto Atendimento Ruben Noal (Tancredo Neves) para verificar a possibilidade de transformar os locais em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o que, segundo Pozzobom, trará uma economia de R$ 12 milhões por ano para o Município.

“Vou repetir o que eu tenho falado: estamos determinados a resolver os problemas da área da Saúde em Santa Maria, e vamos fazer isso com seriedade, com responsabilidade e, principalmente, com muito planejamento, porque, cuidar da Saúde significa cuidar de pessoas e cuidar de vida”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

APOIO DO EXÉRCITO

Ainda em Brasília, o prefeito Pozzobom esteve reunido com o assessor especial do Ministro da Defesa, general de Brigada Marco Aurélio de Almeida Rosa. Na oportunidade, o chefe do Executivo, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural do Município, Rodrigo Menna Barreto, tratou com o general a possibilidade de firmar um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Exército.

De acordo com o prefeito, a intenção é que o Exército auxilie o Município em diversas frentes, como na recuperação das estradas e vias urbanas, em situações de intempéries, como tempestades e alagamentos, e também na questão da Segurança Pública.

Conforme Pozzobom, a partir de agora, será dado encaminhamento a todas as demandas tratadas na viagem.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial