Inicial > Notícias > Projovem/SM: Prefeitura lança programa voltado à...

Notícias

24/04/2017

Projovem/SM: Prefeitura lança programa voltado à valorização e à manutenção da juventude rural


Instituições parabenizaram o prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, pela iniciativa do programa (Foto: João Vilnei)

Medidas para garantir a sucessão no campo foram detalhadas no lançamento do projeto do Executivo

 

Na década de 1970, cerca de 20% da população vivia na Zona Rural de Santa Maria. Mais de 45 anos depois, o número despencou para 4,9%. Preocupada com a permanência do jovem no campo, a Prefeitura Municipal lançou, na manhã desta segunda-feira (24), o programa Municipal da Juventude Rural de Santa Maria: Projovem/SM – Sucessão e manutenção do jovem no campo para garantir o alimento do futuro. Em parceria com a Emater/RS, o projeto do Executivo prevê uma série de ações voltadas à valorização da juventude rural.

Palestras, oficinas, capacitações, assistência técnica e cursos são algumas das atividades previstas aos primeiros 45 jovens do programa. Neste primeiro ano participam os moradores dos distritos de Boca do Monte, Pains e São Valentim. Em quatro anos, o objetivo é duplicar o número de participantes e expandir o programa para seis distritos do Município.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o objetivo do Projovem/SM é promover a capacitação técnica para qualificar e introduzir os jovens no mercado produtivo rural; garantir condições estruturais para a permanência deles no campo; manter a ampliar a diversidade da produção agropecuária e gerar emprego e renda à população jovem do meio rural.

“Vamos potencializar a inserção do jovem nas atividades agrícolas, discutir com as famílias, mostrar a importância da sucessão rural e valorizar e conscientizar as comunidades sobre a importância da manutenção do jovem no meio rural”, explicou o chefe do escritório municipal da Emater/RS, Guilherme Godoy dos Santos.

Ao longo destes quatro anos, o programa investirá R$ 823 mil, trabalhando nas escolas e comunidades. O investimento, conforme o prefeito Jorge Pozzobom, é baixo, se considerado o retorno que o programa trará ao Município.

“Queria, primeiro, agradecer aos nossos servidores, que montaram este importantíssimo projeto. Precisamos garantir melhorias para manter os nossos jovens no campo, desde internet a estradas. Sem dúvidas este é um dos programas mais importantes do nosso governo, e se espera resultados grandiosos”, destacou o chefe do Executivo.

No lançamento do programa, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, apresentou o panorama rural do Município. Atualmente, 12,6 mil pessoas compõem a população do interior, tendo, aproximadamente, três mil propriedades rurais.  Conforme o titular da pasta, Santa Maria importa R$ 500 milhões ao ano em produtos que poderiam ser produzidos aqui. “No Estado, menos de 60% das propriedades possuem jovens para a sucessão. Precisamos pensar, agora, na manutenção deles no campo”, acrescentou Menna Barreto.

A gerente regional da Emater/RS, Regina Hernandes, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Gonçalves Borin, parabenizaram a iniciativa da Prefeitura em lançar o programa. “É um grande desafio ao Município, pois era urgente e necessária a valorização da juventude rural. Pedimos ao prefeito algo voltado ao jovem do campo e, em poucos meses à frente da Prefeitura, o senhor já deu esse grande passo”, disse Borin ao chefe do Executivo. “Nós, enquanto instituição, nos preocupamos com a manutenção do jovem rural. Precisamos de políticas públicas municipais para conseguir a permanência deles no campo e, felizmente, isto está sendo construído aqui”, complementou Regina.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial