Notícias
03/03/2017 03/03/2017 15h15m
Atendimentos do programa Mutirão Fila Zero iniciam oficialmente nesta sexta-feira

Pedreiro Jorge Costa da Silva, que inspirou o programa, realizou a consulta oftalmológica que aguardava há mais de quatro anos
A espera do pedreiro Jorge Costa da Silva, que inspirou o programa Mutirão Fila Zero, teve um desfecho na manhã desta sexta-feira (03). Depois de aguardar por quatro anos e cinco meses na fila por uma consulta oftalmológica, Jorge foi atendido na Oftalmoclínica, no Bairro Chácara das Flores, onde recebeu a avaliação de um médico especializado. A consulta marca o início oficial dos atendimentos do Fila Zero, que busca zerar, até o final do ano, a demanda reprimida de milhares de consultas e exames na cidade.
As ligações para os agendamentos do programa começaram no dia 06 de fevereiro. Até agora, 7.688 ligações foram realizadas. Desse total, 5.010 pessoas tiveram algum tipo de encaminhamento para consultas e exames (veja mais no quadro abaixo).
As consultas oriundas das ligações iniciaram no dia 1º de março. A consulta de hoje, do pedreiro Jorge, foi o ato simbólico de início dos atendimentos. O pedreiro foi recebido, nesta manhã, pelo prefeito e secretário de Saúde Jorge Pozzobom, por integrantes da prefeitura e pela equipe médica da clínica. Ao recepcionar o paciente, o prefeito ressaltou que o pedreiro o comoveu ao contar a história da espera por uma consulta e que isso o motivou, quando eleito, a buscar uma equipe qualificada para implantar o programa e prestar os atendimentos.
“O seu Jorge está permitindo que eu tenha dados concretos desse programa. Eu não estou fazendo nada mais do que resgatar a dignidade das pessoas”, ressaltou o prefeito.
Durante a consulta, que foi realizada pelo oftalmologista Alexandre Rossi, o pedreiro passou por uma avaliação da córnea e do cristalino, além de realizar exames de auto-refração, tonometria (para medir a pressão intraocular), fundoscopia (exame de fundo do olho) e o da refração (para verificar o grau do óculos). No diagnóstico, foi constatada uma catarata inicial. Assim, o médico solicitou que Jorge passe por exames investigatórios, que já foram agendados nesta manhã. Além disso, o pedreiro terá de usar óculos provisório, já que foi detectada hipermetropia e presbiopia.
“Eu estou muito satisfeito, estou me sentindo bem e aliviado, porque é uma luta, e agora um problema que foi vencido. Tenho que agradecer o prefeito, porque ele prometeu que ia implantar o Fila Zero e ele cumpriu”, comemora o pedreiro.
Além do prefeito Jorge Pozzobom, o pedreiro Jorge foi recebido pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a superintendente de Atenção Especializada e Hospitalar, Liliane Mello, e a Superintendência de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes.
A Oftalmoclínica
A Oftalmoclínica está localizada no Bairro Chácara das Flores, na Rua Passo dos Weber, 477. O local atende pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). No local, três médicos prestam atendimento de baixa e médica complexidade de segunda à sexta-feira. Por dia, são realizadas cerca de 80 consultas e 20 exames. Além disso, são feitas aproximadamente 15 cirurgias, que são realizadas dois dias por semana.
Os números do Fila Zero
– Total de ligações em dois meses: 7.688
– Total de pessoas que tiveram algum tipo de encaminhamento: 5.010
– Consultas Traumatologia: 295
– Consultas Oftalmologia: 624
– Outras especialidades: 219
– Confirmaram interesse em agendar consulta: 2.520
– Exames Ultrassom: 53
– Raio-X: 290
– Tomografia: 107
– Densitometria: 34
– Mamografia: 69
– Ressonância: 41
– Precisam de outros tipos de exames: 758
– Não necessitam mais de agendamentos: 541
– Não atenderam o telefone: 2.137
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria