Inicial > Notícias > Primeira edição do Café da Cidadania...

Notícias

13/12/2016 13/12/2016 16h32m

Primeira edição do Café da Cidadania esclareceu sobre direitos humanos na Casa de Passagem


Primeira edição do Café da Cidadania esclareceu sobre direitos humanos no Albergue Municipal

Com o intuito de proporcionar um café especial e promover o conhecimento sobre a garantia dos direitos humanos a Secretaria de Município de Desenvolvimento Social (SMDS) realizou na manhã desta terça-feira (13) o 1º Café da Cidadania na Casa de Passagem para Adultos, instituição também conhecida como Albergue Municipal, que fica na Rua 7 de Setembro, 806, no Bairro Perpétuo Socorro.

O advogado, compositor e escritor, Clovis Itaquy, palestrou para os usuários do Albergue Municipal salientando e resgatando a garantia dos direitos humanos para que possam sem hostilidade ocupar os espaços na sociedade. “Com essa conversa pretendemos aumentar a autoestima dessas pessoas vulneráveis e dar um pouco mais de cidadania para que eles possam exercer seus direitos como cidadãos no espaço público, ir pra rua e não se sentir ameaçados”, pondera o advogado.

A servidora municipal Daniele Favarini juntamente com a secretária da pasta, Margarida Mayer, idealizaram o Café especial a partir de uma conversa com os usuários da Casa de Passagem, no qual relataram dúvidas a respeito das garantias sociais que lhes são facultadas. “Estamos aqui também para ouvi-los e isso nos proporciona entender seus anseios. Queremos que eles se sintam valorizados e que possam interagir com o que lhe é concebido por direito”, ressalta Daniele. 

Partindo da concepção de psiquiatras americanos e argentinos, o advogado Itaquy, explica que por meio da conversa uma pessoa em estado vulnerável consegue se expressar, falar o que sente e quando é ouvida ela consegue ser menos violenta. “Por meio da palavra, que eles passam a ver que é possível mudar apesar do contexto que eles vieram”, declara Itaquy.  

Casa de Passagens para Adultos

De acordo com a psicóloga da Casa de Passagem, Tanise Willaker, são oferecidas 50 vagas em período integral. Têm acesso aos serviços da unidade pessoas que estão em situação de rua, em risco e vulnerabilidade, além de indivíduos de outras cidades, que estejam de passagem por Santa Maria e não possuem condições de alojamento e vínculos locais.

Conforme os gestores do local, na estação mais fria do ano, o inverno e os dias de chuva fazem com que a procura por este serviço aumente e a instituição está sempre preparado para amparar aos que recorrem ao abrigo. A Casa de Passagem disponibiliza aos acolhidos três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) e, no momento em que os moradores chegam ao local, recebem um kit higiene com escova de dente, creme dental, sabonete, xampu e toalha. Roupas também são doadas aos acolhidos. As pessoas que dormem no local têm, ainda, direito a banho e nas instalações há um espaço de lazer.

Dormitórios para homens e mulheres

A Casa de Passagem oferece dormitórios com separação entre homens e mulheres. As acomodações coletivas disponibilizam cama, travesseiro e cobertor. Muito mais que cama e comida A secretária titular da pasta, Margarida Mayer, explica que a manutenção do local é uma importante política de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam ser acolhidas e motivadas para o retorno ao convívio familiar e comunitário.

Investindo no resgate da cidadania

“Isso não significa, apenas, uma cama para dormir e uma refeição. Muitos chegam sem documentos ou qualquer referência. Nesse momento entram em cena os assistentes sociais, atuando em consonância com outros órgãos, até com o próprio Ministério Público. Esse trabalho pode ser resumido como um resgate da cidadania, que também passa pelo empoderamento da pessoa na retomada de sua vida”, afirma a secretária Margarida Mayer. O serviço é administrado pela Casa de Passagem - Pousada Acolher, que por meio de licitação recebe da SMDS R$ 762 mil anual.

Muito mais que cama e comida

O investimento da Prefeitura garante a manutenção do equipamento e dos serviços prestados. O recurso garante os como contas de água e luz, manutenção do imóvel, colaboradores e ainda  a aquisição dos alimentos preparados nas três refeições diárias dos albergados. Afora o acolhimento no local, a Casa de Passagem também oferece os demais encaminhamentos que dependem da atuação dos profissionais da assistência social. São serviços que vão desde a confecção de documentos de identidade, passando por atendimentos de saúde e psicossocial.

Trabalho noturno

O contrato com a empresa licitada segue até o final do ano e pode ser prorrogado por mais doze meses. A equipe da Casa de Passagem para Adultos é composta por Assistentes sociais, psicóloga, enfermagem e cuidadores. Trabalho que começa nas ruas. Todas as noites realiza a atividade de “convidar” as pessoas que estão na rua para pernoitar no local. “Não podemos obrigar as pessoas a pernoitarem na Casa, então, vamos às ruas convidando-os para serem acolhidos”, salienta a psicóloga Tanise.

Os homens são maioria

Os frequentadores da Casa de Passagem são na maioria homens e na faixa etária é de 18 a 75 anos. Os usuários recorrem aos serviços ofertados devido a conflitos familiares, entre eles, o consumo de drogas e álcool. "Em muitos casos os profissionais tentam fazer o acerto entre as famílias", pondera a coordenada da entidade Ana Carla Goulart. 

Contribuições

A Casa de Passagem de Santa Maria possui autonomia financeira para gerir suas atividades, através dos recursos que são repassados mensalmente à instituição. No entanto, segundo os administradores, quem quiser colaborar com roupa masculina de inverno e cobertores, pode procurar a entidade e fazer a doação.

Horários das refeições:

Café da manhã - 7h30

Almoço - 11h30

Jantar - 19h30

Saiba mais

Os acolhidos são recepcionados na Casa de Passagem a partir das 18h. Para mais informações o telefone da entidade é: (55) 3015-1518.

Reportagem: acadêmica de Jornalismo Victória Luiza
Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: João Alves/PMSM (Mtb 17.922)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial