Inicial > Notícias > "De Filho para Pai", interpretada por...

Notícias

12/12/2016 19/10/2023 18h10m

"De Filho para Pai", interpretada por Nilton Ferreira, é a grande vencedora da Tertúlia


"De Filho para Pai", interpretada por Nilton Ferreira, é a grande vencedora da Tertúlia

Na noite de domingo chegou ao fim a XXIV Tertúlia Musical nativista, em uma grande celebração da música gaúcha. O público que lotou o pavilhão anexo do Centro Desportivo Municipal (CDM), pode rever a apresentação das 14 músicas finalistas da Tertúlia e as quatro finalistas da Tertulinha. A música “De Filho para Pai”, de Tulio Souza, interpretada por Nilton Ferreira foi a vencedora do festival e levou o Troféu Minuano.

Como sempre, o ambiente de festival nativista reúne amigos músicos, compositores, cantores em uma grande celebração da arte de fazer música. Quem andava pelo Farrezão podia se deparar com grupos ensaiando, se concentrando, tomando uma cerveja, confraternizando. Rodas de violão uniam jovens e adultos a cada intervalo de música da grande final. O público atento, acompanhava cada canção e aplaudia cada apresentação. Foram 18 músicas apresentadas até a chegada do veredito da comissão julgadora.

O chefe de Gabinetedo Prefeito, Ony Lacerda, pondera que a Tertúlia voltou na administração de Schirmer e Farret que entenderam a grandiosidade do festival e sua relevância para a cultura. “A tertúlia é um evento pelo público, artistas pelo conjunto de pessoas ligadas ao setor demonstra que o evento é muito relevante para a cultura e não pode cair. Esperamos que a futura administração, entendendo a situação, não deixe de acreditar nessa ideia que é para Santa Maria, Estado e para a comunidade artística do Estado, um evento fundamental”, sustenta Lacerda.

Secretária de Cultura, Marília Chartune agradece a toda equipe da Secretaria de Cultura, agradece ao prefeito José Haidar Farret e o ex-prefeito Cezar Schirmer que trouxe o evento de volt e ressalta a dificuldade dos jurados em escolher de 645 composições as 20 que iriam disputar o festival. “A Tertúlia Musical Nativista é um grande evento, músicas de muita qualidade e sucesso de público. A Tertúlia é considerada hoje um dos maiores festivais, tanto que diversos artistas querem vir à Santa Maria para se apresentar. A cidade tem que se orgulhar do evento e gostaríamos que esse festival não terminasse. Um evento muito importante para a cidade, propiciando que novos talentos surjam”, relata a secretária da pasta.

Muitas vezes citada e homenageada durante as apresentações, a coordenadora da Tertúlia, Oristela Alves, festejava mais uma edição do festival. “A preparação da próxima Tertúlia já começa a ser pensada logo após o encerramento da edição passada. É um evento que dura três dias, mas que demanda uma super produção, porque estamos trabalhando com a arte e música. Temos que pensar no bem estar do público, da organização, da comissão julgadora, dos músicos e da própria imprensa. Temos que elaborar o regulamento e busca apoio. É uma coisa que me satisfaz muito, me deixa realizada como pessoa e profissional, porque é um trabalho que faço há mais de 30 anos. Fui coordenadora geral da Tertúlia por 24 edições. Espero que a Tertúlia prossiga no próximo governo”. 

Participante do Festival

Shana Müller concorrendo com a milonga “Eu Tenho Medo dos Mansos”, composta pelo santa-mariense Carlos Omar Vilela Gomes e música de Aline Ribas, comenta que já participou diversas vezes da Tertúlia e declara que está feliz em voltar novamente. “Muito feliz em dar continuidade a Tertúlia, nós da nova geração temos um compromisso com o festival, Tertúlia é fundamental na construção do cancioneiro do Rio Grande do Sul, abre espaços para tantos nomes da nossa música nativista e para diversas canções do nosso cancioneiro. Nós da nova geração temos esse compromisso de fazer o festival permanecer e fico muito feliz por Santa Maria manter o festival mesmo com alguns percalços e espero que a nova administração mantenha a Tertúlia. O festival, a cultura, são superiores a qualquer administração política. Santa Maria necessita desse festival e a cultura também precisa do festival”, afirma Shana.

Jurados

Tuny Brum comenta a difícil missão de ser jurado em um festival de alta qualidade. “É muito difícil ser jurado. Escolher de quase 700 canções apenas 20 é muito difícil. Mas quem define qual canção estará participando são os compositores os intérpretes. A Tertúlia está de parabéns. É um grande festival e mais uma vez mostra sua força perante as dificuldades e por permanecer viva como sendo um dos maiores festivais do Rio Grande do Sul.

 Humberto Gabbi Zanatta, falou sobre a dificuldade de escolher as vencedoras.“O processo de escolha das 20 músicas selecionados foi lento e doloroso, na medida que julgar a arte é sempre complicado e complexo. Aumentou muito o número de participantes e diminuiu os classificados. Quando eu comecei a participar das californias nos anos 70, tinha em torno de 400 músicas para serem escolhidas 36. Hoje, no caso de Santa Maria, foram 746 músicas sendo 20 selecionadas. Fica uma situação realmente apertada, pois são poucas vagas para muitos concorrentes. Aqui em Santa Maria são sete jurados, o que possibilita uma diversidade maior de opiniões, assim dificultando que injustiças sejam cometidas. A Tertúlia é um festival que retoma a liderança da cidade em relação ao evento de música nativa, além de mostrar com foi possível contrubuir para a formação do município”.

Voz do público

O estalador Marcelo Lorenzoni, 39 anos, ressalta que, “a Tertúlia está maravilhosa, as músicas são de muita boa qualidade, espera mais participação do público. O evento é esplendoroso, valoriza a nossa cultura e oferece oportunidade para conhecermos novos talentos da música nativista”.

Confira os vencedores:

XXIV Tertúlia Musical Nativista

1º Lugar geral – De Filho para Pai

2º Lugar geral – Quando tem Alguém Cruzando

3º Lugar geral – Milonga de Dolores Pena

Melhor instrumentista – Adriano Sperandir

Melhor Arranjo – Milonga de Dolores pena

Melhor Intérprete – Cristiano Fantinel

Melhor letra – De Labaredas e Sonhos

Música mais popular – Deus não ajuda quem Madruga

Melhor composição sobre Santa Maria – Pela Linha do Tempo

III Tertulinha

1º Lugar Mirim – Murilo Vargas

2º Lugar Mirim – Maria Fernanda ramos da Costa

1º Lugar Juvenil – Luis Arthur Seidel

2º Lugar Juvenil – Isabele Jung Hottini

A XXIV Tertúlia Músical Nativista é uma promoção da Secretaria de Município da Cultura, realizada pela Estância do Minuano e CPF Piá do Sul, com apoio da 13ª Região Tradicionalista. O patrocínio é da Corsan e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Texto: acadêmicas de jornalismo Victória Luiza e Viviane Campos

Supervisão e fotos: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial