Inicial > Notícias > O desfile e as homenagens em...

Notícias

19/09/2016 19/09/2016 10h53m

O desfile e as homenagens em comemoração ao Dia do Gaúcho, na Avenida Medianeira, nesta terça (20)


O desfile e as homenagens em comemoração ao Dia do Gaúcho, na Avenida Medianeira

A épica história farroupilha reencontra o seu sentido embrionário de revolução, aquela que se faz de dentro pra fora, do sentimento popular para o enfrentamento civil e sangrento, a cada semana que antecede o 20 de setembro. Alcy José de Vargas Cheuyche escreveu, a propósito do momento derradeiro, “Bento Gonçalves sereno saudou Onofre Pires com a espada e logo então foi travada, às margens do Sarandi, uma luta guarani em velho estilo da França que cerrou na mesma trança guerreiros de grande porte olhando de frente a morte que entre os dois se balança”. Naturalmente, o escritor poeta tributa em seus versos a remissão a Revolução Francesa e seus ideais libertários a partir do clamor popular para derrubar o regime monárquico. 

Veja a ordem do desfile

Há todo um enredo que perfaz a rememoração da saga farroupilha.

Últimos preparativos para o 20 de Setembro. Veja a ordem do Desfile Tradicionalistana na Medianeira
 
As comemorações da Revolução Farroupilha 
Foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais, a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

Confira as alterações no transporte e o mapa do Desfile de 20 de Setembro, na Avenida Medianeira

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

O culto às tradições
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

Prefeitura mantém serviços essenciais no feriadão. Segunda (19) é ponto facultativo

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Nesse sentido, nesta terça-feira, 20 de setembro, a Avabnida Medianiera será o placo do Desfile Tradicionalista, com a participação das entidades tradicionalistas que fazem parte ds 13ª RT. A programação está marcada para inicia a partir das 8h e foi formatada pela Comissão Organizadora dos Festejos Farrroupilhas.

O homenageado estadual
Aos 89 anos, nascido na Fazenda Cerro Colorado, distrito de Seival, interior do município de Caçapava do Sul, Zeno Dias Chaves é casado com Isaura Ferreira Chaves, com quem teve três filhos, depois vieram os sete netos, e os três bisnetos.
No Tradicionalismo Iniciou as atividades em 1949, no primeiro encontro com os ex-colegas Antônio Candido Silva Neto, Luiz Carlos Correa da Silva, Robis Pinto, entre outros. Este encontro ocorreu na esquina das Ruas da Praia com Borges de Medeiros, tendo ali a informação do que Paixão Cortes e Barbosa Lessa estavam fazendo. Deste encontro em diante não parou mais. Recebeu as Comendas: "Negrinho do Pastoreio" - Governo do Estado do Rio Grande do Sul; "Medalha Barbosa Lessa" - MTG 2005; 
“Bento Gonçalves” e “Charrua” – Caçapava do Sul. 
Participou de 33 (trinta e três) dos 64 (sessenta e quatro) Congressos Tradicionalistas Gaúchos realizados. Participou em 18 cavalgadas, conduzindo a Chama Crioula pelo Rio Grande. Ministrou cursos sobre História e Tradição para alunos de escolas públicas e continua fazendo palestras. Gravou seriados e documentários para a TV Globo, RBS, Canal Futura, TV Pampa, Record e TVE, falando sobre a história do Rio Grande do Sul, seus usos e costumes. 

O homenageado local
José Figueiredo Vasseur, o Xirú Vasseur, natural de Santa Maria nasceu na chácara dos Figueiredos, próximo ao campo dos “Links”, no dia 05 de Setembro de 1939, filho de Mario Alberto Vasseur e Doralice Figueiredo Vasseur. Cursou Arquitetura Fundamental na Escola Industrial Hugo Taylor, funcionário publico aposentado pela Universidade Federal de Santa Maria, radialista profissional, comunicador e apresentador de programas radiofônicos. 
Criador do grupo de projeção Folclórica Salamanca do Jarau na década de 60 e Os Morubixabas em 1974, criador da secretária tradicionalista da união santamariense de estudos na gestão do companheiro e amigo João Gilberto Lucas Coelho. Foi patrão do D.T.G. Trilha da Fronteira, sendo a primeira gestão de 1994-95 e a segunda gestão 1996-96, um dos criadores do Galpão da Poesia Crioula em 1993 e no ano de 1996 sendo presidente, faz parte da Associação Tradicionalista Estância do Minuano e do primeiro C.T.G. de Santa Maria, o Ponche Verde. Faz parte também do clube recreativo Dores que também tem seu D.T. Querência das Dores. Criador e organizador da Feira Nacional do Artesanato “FENART”.) 
Agraciado com a medalha de Mérito Farroupilha pela Câmara de Vereadores de Santa Maria em 2006 pelos serviços prestados ao movimento tradicionalista e mais precisamente na 13ª R.T., nos 50 anos do Congresso Tradicionalista em 2004 foi homenageado com o Troféu Darcy Fagundes como comunicador tradicionalista, artista plástico artesão com conhecimento em pirogravura e outras cositas  mas.

Programação inicia às 8h30
O desfile, que tem como tema “República das Carretas”, inicia às 8h30 e parte do cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias. Já a dispersão será no entroncamento da Medianeira com a Avenida Fernando Ferrari, continuando pela Avenida Nossa Senhora das Dores. O palanque oficial segue em frente ao supermercado Nacional, onde ficam as autoridades civis, militares e convidados. O evento inicia com o desfile da Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas, seguida pela Brigada Militar, pela representação da 13ª Região Tradicionalista e por instituições tradicionalistas.

Unidade Móvel, banheiros químicos e trânsito
O público que for à Avenida Medianeira, na próxima terça (7), terá a disposição uma Unidade Móvel de Saúde e uma ambulância da Cruz Vermelha. O equipamento ficará instalado, desde às 7h, no estacionamento do Posto Dutra, esquina com a Rua Floriano Peixoto. Ao longo da avenida, da entre a rótula da Avenida Ângelo Bolson e a Avenida Fernando Ferrari, também serão instalados 14 banheiros químicos.
Segundo informações dos técnicos da Gerência Municipal de Trânsito (GMT), a Avenida Medianeira ficará interditada para o ato cívico entre a Rua General Neto e a Avenida Ângelo Bolson. Com isto, as vias de acesso à Avenida Medianeira estarão bloqueadas, ou com desvio, uma quadra antes de onde ocorrerá o desfile. O horário em que as ruas estarão interditadas será das 6h30 até o final da festividade.

Homenageados do desfile de 20 de setembro
Tema: República das Carretas
Patrono estadual: Zeno Dias Chaves
Destaque estadual: Cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Homenageado local: José Figueiredo Vasseur “Xirú Vasseur”

Texto: Anré Campor (colaboração de Rodrigo Ricordi e Fabricio Minussi)
Foto: João Vilnei / Prefeitura
Foto/Destaque: João Alves / Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial