Notícias
09/10/2015 09/10/2015 17h25m
Com o secretário de Segurança e força-tarefa de Defesa prefeito anuncia “Situação de Emergência”
Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira (9), o prefeito Cezar Schirmer anunciou que Santa Maria está sob "Situação de Emergência”. Ao relatar os principais prejuízos levantados na cidade, no interior e, principalmente, pelos danos causados nas estradas de acessos à cidade, o chefe do Executivo diz que se aconselhou para a medida com o secretário de Estado da Segurança, Wantuir Jacini, com o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ten. cel. Alexandre Martins, com o coordenador Regional da Defesa Civil, Major Freitas, e com a equipe da força-tarefa montada para agir em situação excepcional.
Jacini destacou que foi orientado pelo governador José Ivo Sartori a vir a Santa Maria trazer a solidariedade e o apoio aos santa-marienses. “O governador determinou que eu viesse verificar de perto a situação e prestar todo o apoio ao prefeito Cezar Schirmer, à cidade de Santa Maria e, principalmente, aos atingidos”, salientou o secretário.
Martins, por sua vez, explicou que o Decreto de Situação de Emergência é uma ferramenta utilizada pela prefeitura para agir diante de emergências junto ao Sistema de Defesa do Estado e do País, o que lhe permite uma agilidade diante de exigências legais como licitação e reprogramação de recursos orçamentários. A prefeitura tem até 180 dias para restaurar a normalidade e, nesse tempo, apresentar relatório comprovando as consequências do evento e estimando os custos dos danos causados a coletividade.
A justificativa mais visível está nos pontos vulneráveis, como parte da população desabrigada, os danos materiais, o acesso pelas rodovias e a necessidade de oferecer, imediatamente, segurança para a cidade. Ainda conforme o coordenador da Defesa Estadual em um segundo momento está a providência que o prefeito adotou de buscar junto ao Exército e à Base Aérea o apoio logístico para o enfrentamento de questões pontuais, principalmente de engenharia, para pontes, acessos e mobilidade.
O prefeito comunicou que interditou a via de transporte férrea da Améica Latina Logística (ALL), que cruza no Bairro Campestre do Menino Deus, local que houve um deslizamento que mantém obstruída a Rua Vereador Antônio Dias, até que a empresa forneça um laudo técnico de segurança. “A primeira vez em quase sete anos de governo que utiliza um decreto de situação de emergência para todo o município, ou seja, pelos danos ainda não apurados na cidade e no interior”, explicou Schirmer.
Os secretários Adelar Vargas e Tubias Calil relataram que ainda não há levantamento ou avaliação dos danos gerais, pois o evento da emergência não terminou. Há previsão de continuidade das chuvas e, consequentemente, de ampliação dos prejuízos. “A prioridade é para atendermos as pessoas atingidas e posteriormente cumpriremos as rotinas e procedimentos formais para quantificar os danos e prejuízos”, disse Calil.
O prefeito ainda agradeceu a população pela demonstração efetiva de sensibilidade e solidariedade com a doação de alimentos e agasalhos que permitiu um estoque para repassar aos desabrigados. O prefeito também destacou a presença do Assessor Especial do Governador, Roberto Fantinel.
André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: João Alves (MTb. 19.722)