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16/09/2015 17/09/2015 11h14m

Prefeito anuncia mudanças no trânsito de Santa Maria. Coletiva de imprensa aconteceu nesta quarta


Prefeito detalhou as mudanças à imprensa / Foto: Carlos Nunes

Em entrevista coletiva à imprensa, realizada na tarde desta quarta-feira (16), o prefeito Cezar Schirmer e o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, anunciaram uma série de mudanças que vão alterar de maneira significativa o trânsito em vias centrais da cidade, pelos próximos seis meses. “Estas medidas irão nos permitir melhorar o trânsito, o fluxo de veículos, e dar prioridade aos pedestres em algumas áreas de nossa cidade”, sintetizou o chefe do Executivo.

As adequações e alterações demandam de estudos técnicos e constam no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, no mês de maio. Entre as implantações estão mudança de sentido de algumas vias, novas rotatórias e fechamento de canteiros. “O foco das nossas ações é privilegiar os pedestres e o transporte coletivo em algumas áreas na nossa cidade”, argumentou o chefe do Executivo.

As mudanças, de acordo com o prefeito, visam dar mais fluidez ao trânsito e segurança aos pedestres. Isto porque, em pouco mais de seis anos, 50 mil veículos foram incorporados às ruas de Santa Maria. “O Plano de Mobilidade Urbana detectou que há três vias onde estão os grandes pontos de estrangulamento: o eixo da Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento e Fernando Ferrari, Avenida Medianeira e Avenida Presidente Vargas”, disse Schirmer.

O chefe do Executivo anunciou ainda a implantação de uma Central de Controle de Tráfego. “Esta central poderá controlar, de forma automática, os semáforos destes três eixos. Poderá, por exemplo, ampliar o tempo de uma determinada sinaleira ou mesmo diminuir. Isto é uma ação muito moderna. Tenho certeza que estas medidas terão consequências muito positivas para a cidade”, finalizou.

Confira, abaixo, as medidas anunciadas.


Eixo 1: Nossa Senhora da Medianeira / Nossa Senhora das Dores

Avenida Medianeira x Rua 19 de Novembro:
Objetivo: Servir como via principal para atender o fluxo de veículos que sobem pela Avenida Fernando Ferrai e pela Rua Rigoberto Duarte e acessam a Avenida Medianeira sentido centro/bairro; permitir o retorno pela Rua Gaspar Martins em direção a Avenida Medianeira pela Rua 19 de Novembro; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

- Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Medianeira com a Rua 19 de Novembro; Instalação de semáforo veicular com três tempos (um tempo para a Avenida Medianeira, um tempo para a Rua 19 de Novembro, sentido bairro/centro e um tempo para a Rua 19 de Novembro, sentido centro/bairro);
- Alteração do sentido da Rua 19 de Novembro de via de mão dupla para via de mão simples, sentido bairro/centro entre a Avenida Medianeira e Travessa Paraíba;
- Alteração do sentido da Rua 19 de Novembro de sentido bairro/centro para sentido centro/bairro entre a Rua Gaspar Martins e Avenida Medianeira.

 

Avenida Medianeira x Rua Floriano Peixoto
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.

- Adoção de ciclo semafórico com dois tempos;
- Alteração do sentido da Rua Rigoberto Duarte de via de mão dupla para via de mão simples, sentido centro/bairro entre a Avenida Medianeira e a Rua José Kruel.

 

Avenida Medianeira x Rua Serafim Valandro
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.

- Fechar o canteiro central que permite o retorno livre na Avenida Medianeira do sentido centro/bairro para o sentido bairro/centro;
- Promover o giro à direita de dois veículos, concomitantemente, que transitam pela Avenida Medianeira no sentido da Rua Serafim Valandro.

 

Avenida Medianeira x Rua Duque de Caxias
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.

- Adoção de ciclo semafórico com 02 tempos;
- Alteração do sentido da Rua Duque de Caxias de via de mão dupla para via de mão simples, sentido centro/bairro entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday.

 

Avenida Medianeira x Rua Heitor Campos
Objetivo: Servir como via principal para atender o fluxo de veículos que sobem pela Rua Duque de Caxias e acessam a Avenida Medianeira, sentido centro/bairro; permitir o retorno pela Rua Duque de Caxias e Doutor Theodorico em direção a Avenida Medianeira pela Heitor Campos; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

- Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Medianeira com a Rua Heitor Campos;
- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Heitor Campos, sentido bairro/centro);
- Alteração do sentido da Heitor Campos de via de mão dupla para a via de mão simples, sentido bairro/centro entre a Avenida Medianeira e Rua Doutor Theodorico.

 

Avenida Medianeira x Rua Visconde de Pelotas
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Avenida Medianeira e acessam a Rua Visconde de Pelotas com ciclo fixo semafórico; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

 

- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Visconde de Pelotas sentido bairro/centro).

 

Avenida Medianeira x Rua Appel
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Rua Appel e acessam a Avenida Medianeira com ciclo fixo semafórico; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Medianeira e um tempo para a Rua Appel sentido centro/bairro);

 

Outras medidas:

- Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira para acesso a Rua Doutor Tury;
- Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, em frente a Mercado Nacional e Auto Posto Dutra;
- Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, em frente à Basílica da Medianeira;
- Fechamento do canteiro Central da Avenida Medianeira, para acesso a Rua General Osório;
- Fechamento do canteiro central da Avenida Medianeira, para acesso a Rua Cândida Vargas;
- Sinalização horizontal completa da Avenida Medianeira, entre a Rua General Neto e Avenida Ângelo Bolson;
- Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Medianeira entre a Rua General Neto e Avenida Ângelo Bolson.

 

Eixo 2: Avenida Presidente Vargas / José Bonifácio / Pinheiro Machado

 

Rua Pinheiro Machado x Rua Professor Braga
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; permitir o retorno pela Rua José Bonifácio em direção a Avenida Presidente Vargas pela Rua Professor Braga; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Presidente Vargas.

- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Rua Pinheiro Machado e um tempo para a Rua André Marques).

 

Avenida Presidente Vargas x Rua Conde de Porto Alegre
Objetivo: Permitir o acesso de veículos que sobem a Rua Conde de Porto Alegre e acessam a Avenida Presidente Vargas; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

- Abertura do canteiro central no entroncamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Conde de Porto Alegre;
- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Presidente Vargas e um tempo para a Rua Conde de Porto Alegre sentido bairro/centro).

 

Avenida Presidente Vargas x Avenida Borges de Medeiros
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento

- Adoção de ciclo semafórico com dois tempos.

 

Avenida Presidente Vargas x Avenida Ângelo Bolson x Avenida Liberdade
Objetivo: Diminuir o tempo de espera dos veículos que acessam o cruzamento.

- Adoção de ciclo semafórico com dois tempos.
 

Avenida Presidente Vargas X Rua Justino Couto
Objetivo: Permitir o retorno pela Avenida Liberdade e pela Rua Primeiro de Maio, em direção a Avenida Presidente Vargas pela Rua Justino Couto; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Medianeira.

- Instalação de semáforo veicular com dois tempos (um tempo para a Avenida Presidente Vargas e um tempo para a Rua Justino Couto bairro/centro);
- Alteração do sentido da Rua Justino Couto de via de mão dupla para via de mão simples sentido bairro/centro entre as Ruas Primeiro de Maio e Demétrio Ribeiro;
- Alteração do sentido da Rua Primeiro de Maio de via de mão dupla para via de mão simples sentido centro/bairro entre as Ruas Samuel Kruschim e Justino Couto;


 Outras Medidas:

- Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Roberto Holterman;
- Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua João Pinheiro Rofmeister.
- Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Carlos Gomes;
- Fechamento do canteiro central da Avenida Presidente Vargas para acesso a Rua Visconde de Mauá;
- Redesenho do entroncamento da Avenida presidente Vargas com as Ruas das Rosas, jasmins e Cravos;
- Sinalização horizontal completa da Avenida Presidente Vargas entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Maurício S. Sobrinho;
- Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Presidente Vargas entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Maurício S. Sobrinho.
- Sinalização horizontal completa das Ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado entre as Ruas Floriano Peixoto e General Neto;
- Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra das Ruas José Bonifácio e Pinheiro machado entre as Ruas Floriano Peixoto e General Neto.

 

Eixo 3: Avenida Rio Branco / Rua do Acampamento / Avenida Fernando Ferrari

Avenida Rio Branco x Rua Vale Machado

Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.

- Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
- Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;

 

Avenida Rio Branco x Rua Silva Jardim
Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.

- Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
- Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;


Avenida Rio Branco x Rua dos Andradas

Objetivo: Ordenar o fluxo de veículos e pedestres no cruzamento; segmentar o fluxo de veículos da Avenida Rio Branco.

- Adoção de ciclo semafórico de dois tempos;
- Implantação de ciclo semafórico fixo para pedestres;


Outras medidas:

- Readequação e recuperação dos pontos de ônibus na Avenida Rio Branco;
- Readequação e recuperação do ponto de ônibus na Rua do Acampamento;
- Sinalização horizontal completa da Avenida Rio Branco entre as Ruas Vale Machado e Venâncio Aires;
- Sinalização horizontal completa da Rua do Acampamento entre a Rua Venâncio Aires e Avenida Medianeira;
- Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Avenida Rio Branco entre as Ruas Vale Machado Venâncio Aires;
- Sinalização vertical de indicação dos laços de quadra da Rua do Acampamento entre a Rua Venâncio Aires e Avenida Medianeira.


Central de Controle de Tráfego

Os fluxos de tráfego estão sempre crescendo e se diversificando, e as tensões resultantes estão aumentando progressivamente. Em muitas cidades, o tráfego exige um sistema de planejamento e controle aprimorado, que faça mais sentido estrategicamente e seja adequado à situação.


Os três principais eixos de movimentação do Município de Santa Maria estão assim distribuídos:

Eixo 1 – Avenida Nossa Senhora Medianeira e Avenida Nossa Senhora das Dores
Circulação média de 37 mil veículos ao dia; 12 cruzamentos importantes;


Eixo 2 – Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio e Rua Pinheiro Machado
Circulação média de 28 mil veículos ao dia; 12 cruzamentos importantes;


Eixo 3 – Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento

- Circulação média de 19 mil veículos ao dia; nove cruzamentos importantes;


- Interligação de todos os controladores de tráfego, munidos de módulos de GPRS, a uma central de controle de tráfego composta de um servidor;
- Utiliza a abordagem adaptativa de tráfego em tempo real para controlar o tráfego urbano, medindo as condições de tráfego atual e, em seguida, faz o ajuste do ciclo semafórico completo, duração do tempo dos verdes e garantir um sincronismo entre os semáforos, a conhecida "onda verde";
- A central de tráfego, através de vários dispositivos e comunicação de dados, permite o acesso de até 18 redes de controladores, onde cada rede suporta até 30 controladores, perfazendo um total de até 540 controladores;
- Não requer intervenção do operador no dia-a-dia. Os operadores têm acesso instantâneo às informações de fluxo de tráfego, o estado do sistema e falhas até ao nível de uma única lâmpada;
- A equipe de operações é responsável pelo monitoramento do sistema global. Eles observam o fluxo de tráfego e em circunstâncias excepcionais podem substituir manualmente a operação dos sinais de trânsito.

Jornalistas Luiz Otávio Prates e Ana Bitencourt
Fotos: Carlos Nunes

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