Inicial > Desenvolvimento Social > Notícias > Coordenado pela Prefeitura, Programa Emprega...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Social

27/10/2023 28/10/2023 20h21m

Coordenado pela Prefeitura, Programa Emprega Santa Maria forma 1ª turma com cerca de 30 pessoas


O ato de entrega de certificados aos capacitados para atuar como operador de caixa, vendedor de farmácia e técnica de vendas ocorreu no auditório da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, nesta sexta-feira (27)

O Programa Emprega Santa Maria, coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, formou a 1ª turma com 29 pessoas capacitadas para atuar como operador de caixa (7), vendedor de farmácia (10) e técnica de vendas (12). O ato de entrega dos certificados ocorreu no auditório da sede da Secretaria (na Rua Tuiuti, 1.586, no Centro), nesta sexta-feira (27). Familiares, amigos e parceiros do Programa acompanharam a formatura.

O prefeito Jorge Pozzobom fez questão de entregar de alguns certificados e saudou os profissionais.

“Achei muito bacana a atitude da aluna Raquel. Ela recebeu o diploma e quis registrar o momento ao lado do professor Leandro. Sem professor, ninguém se torna alguém. Palmas a todos os professores. Sempre digo que governamos a cidade com carinho e amor. A vocês, formandos, nunca deixem de buscar novas oportunidades, assim como esta que vocês estão tendo. O vice, Rodrigo (Decimo), é do setor da construção civil. Ele foi presidente da Cacism e sabe como é muito importante a conduta das pessoas, pois, quem for contratar vocês, vai avaliar, principalmente, o bom comportamento. Por isso, duas palavras são importantes, tempo e oportunidade. O Emprega Santa Maria segue. Vamos beneficiar ainda mais pessoas. Um abraço e sucesso”, disse o prefeito, agradecendo a todos os envolvidos no programa.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo falou sobre a emoção que sentiu ao ver cada formando receber seu diploma, pois todas as pessoas têm uma história, um desafio, uma dificuldade e algo que superaram para chegar até este momento.

“Nesses poucos minutos, presenciei alguns exemplos que me chamaram a atenção. A Raquel, quando recebeu o diploma, pediu para tirar uma foto com o professor. Demonstração de gratidão e de admiração. Depois, foi a vez da mãe Valquíria e do filho Tiago, buscando qualificação juntos. Coisa linda a família unida se esforçando para melhorar as condições. Outro exemplo foi o Adriano, que veio receber seu diploma de terno e gravata, sentimento de emoção e orgulho por esta conquista de receber o diploma. Parabéns a todos! Tenho certeza de que vamos continuar ofertando a qualificação porque o mercado precisa de profissionais preparados. O Naldo (Vargas, coordenador do programa) falou com emoção, ele é a pessoa que assumiu esse compromisso de buscar parcerias para o Emprega. Agradecimento ao secretário João Chaves ao prefeito Jorge, que sempre traz para nós, como um mantra, que tudo aquilo que vamos fazer na Prefeitura é com esse sentimento de estar cuidando das pessoas. Obrigado a todos os parceiros do programa. Sem vocês, nós teríamos muita dificuldade de poder estar cumprindo essa missão. Parabéns, sucesso e meu desejo é que todos nós, como moradores da querida Santa Maria, possamos fazer uma cidade melhor, com oportunidades como esta, de qualificação”, compartilhou Decimo.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, lembrou que o processo para começar o programa foi longo, bem como para transformar o Programa em lei. Ele agradeceu a todos que trabalharam para possibilitar o Emprega Santa Maria.

“Parabéns pelo trabalho dos professores e de todos os envolvidos nessa qualificação. Nosso sincero reconhecimento ao coordenador do Emprega, o Naldo. Sabemos que é um trabalho diário buscar essas parcerias diretamente com a iniciativa privada e com aqueles que promovem e produzem para fazer Santa Maria acontecer através dos empregos e de uma mão de obra qualificada. Essas parcerias com o setor produtivo do nosso Município é que geram essas oportunidades no mercado de trabalho. Formandos, quando investimos, estamos acreditando em vocês, no potencial que cada um tem. Chegar até aqui foi uma construção contínua, passando por muitas mãos do Executivo Municipal. Como bem disse o prefeito Jorge Pozzobom, cuidamos muito das pessoas, foi necessário mexer na estrutura e fazer investimento, por isso é que o emprega tem esse objetivo. Buscar parcerias ajuda a encurtar a distância para dar oportunidades às pessoas. Essa diversidade faz a diferença para uma sociedade mais justa e solidária. Parabenizo todos os servidores públicos que ajudam a construir essa sociedade plural” salientou o secretário João Chaves durante a formatura.

O coordenador do Emprega Santa Maria, Naldo Vargas, comemorou o momento que marca uma conquista do Executivo Municipal, da Secretaria de Desenvolvimento Social e dos parceiros.

“Conhecimento não pode parar, e o Emprega Santa Maria tem essa visão de qualificação. Quando se fala em comportamento, se fala em conhecimento, mas também se fala em habilidade e graças aos parceiros os alunos tiveram experiência na prática. E atitude, ela não pode ficar de fora. Até os anos 90 o que valia era o Quociente de Inteligência (QI) que a pessoa tinha era o que imperava. A partir dos anos 90, o Quociente Emocional (QE), depois veio a inteligência espiritual, espiritualidade, encontrar o sentido da vida, buscar novas perspectivas. E hoje, se fala na inteligência social, que os parceiros tenham essa visão do social. Tem uma máxima dos Recursos Humanos (RH) que diz assim: você é admitido pelo currículo e demitido pelo comportamento. Parabéns e sucesso na caminhada. Vida longa para o emprega Santa Maria”, enfatizou o coordenador Naldo.

A formanda nos cursos de técnica de vendas e operador de caixa, Jussara Beatriz Alves, estava radiante pela conquista e se pronunciou em nome de todos os colegas.

“Agradeço primeiro a Deus que colocou pessoas maravilhosas no meu caminho, como o prefeito Jorge e os professores. Certamente vamos querer participar dos próximos cursos. Sucesso, colegas”, manifestou Jussara.

Também participaram da formatura, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz; a gestora do Cadastro Único, Claudemara Tolotti; o coordenador do Emprega Santa Maria, Naldo Vargas; o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa; o coordenador da FGTAS/Sine André Domingues; a diretora do Senac, Paula Machado; soluções Corporativas do Senac, Guilherme Mirasso; os professores dos cursos ofertados no programa, Leandro Moraes e Jénifer Pase Zanon (ambos do Senac); a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Denise Doná Linke; Liana Bohner Berni, do curso de psicologia UFN; e Natasha Ferrão da Rosa e Michele Machado Roso, ambas representando a Rede Vivo.

PROGRAMA EMPREGA SANTA MARIA

O público-alvo do programa são pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e em situação de desemprego. O Emprega Santa Maria é responsável por mobilizar o setor produtivo do Município, para a inclusão dos participantes no mercado de trabalho, articulando feiras e oportunidades para este público. Os encaminhamentos serão feitos pelos serviços de rede socioassistencial, que deverão realizar e encaminhar o cadastro dos interessados ao Emprega Santa Maria, e também por demanda espontânea.

Os cursos e as oficinas são desenvolvidos em parceria com instituições públicas ou privadas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. As empresas que apoiarem o Emprega Santa Maria receberão o Selo “Empresa Parceira do Emprega” e terão suas logomarcas divulgadas na publicização da iniciativa, no site da Prefeitura e demais eventos que envolvam o Programa. As capacitações dos cursos da 1ª turma do Emprega Santa Maria foram ministradas por professores do Senac Santa Maria.

Empresas que queiram ser parceiras do programa devem contatar o Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP), pelo e-mail empregasantamariars@gmail.com ou pelo telefone (55) 97400-6490. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no site oficial do Emprega Santa Maria.

O Programa Emprega Santa Maria foi sancionado como Lei Municipal no dia 27 de setembro, no Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP).

CENTRO DE REFERÊNCIA

O Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) fica na Rua General Neto, 504, onde antes funcionava a Secretaria de Desenvolvimento Social – a sede agora é na Rua Tuiuti, 1.586, Centro. O local foi reformado para receber cursos e capacitações dos programas desenvolvidos pela pasta municipal.

O CRIP tem uma área de recepção com sala de espera, sala de aula com projeto e quadro branco, sala de informática, sala da coordenação e uma sala de reuniões. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Mais informações pelo empregasantamariars@gmail.com ou pelo (55) 97400-6490.

No mesmo endereço, funciona o Posto Central do Cadastro Único, para atendimentos referentes ao CadÚnico. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1520.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) e Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) e Marcelo Oliveira/Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial