SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Alunos da 5ª turma de Padaria e Confeitaria recebem certificados de cursos ofertados pela Prefeitura

07/07/2022 | atualizado às 10h47m


Mais de 100 pessoas já se formaram nos cursos de produção e decoração de alimentos 

O curso básico de Padaria e Confeitaria do Programa de Economia Solidária Através das Cozinhas Comunitárias, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, formou a 5ª turma nesta quarta-feira (6). A capacitação tem investimento de R$ 100 mil e conta com apoio do projeto Esperança/Cooesperança e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de encerramento desta turma ocorreu no Restaurante Popular e, na ocasião, sete alunos receberam os certificados, entregues pelo prefeito Jorge Pozzobom.

“Fico muito feliz em ver vocês aqui, concluindo mais estes dois cursos, de padaria e de confeitaria, ofertados pela Prefeitura, nesta parceria com Senai e o Projeto Esperança/Cooesperança. Esta iniciativa faz parte da nossa premissa de ‘a cidade cuidando das pessoas’ e a capacitação aqui vai na linha do ‘não só dar o peixe, mas ensinar a pescar’. Espero que vocês tenham muito sucesso. Parabéns!”, celebrou o chefe do Executivo Municipal.

Com a formatura da 5ª turma, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, pontua que são mais de 100 pessoas que já concluíram os cursos de Padaria e de Confeitaria. No local, uma mesa com bolos, pães e bolachas, alguns dos produtos feitos pela turma, foram servidos.

“São dois cursos e os alunos podem participar dos dois ou só de um, sendo que cada turma tem até 15 alunos. Aqui estamos encerrando as aulas da quinta turma e assim passamos de 100 pessoas qualificadas entre os dois cursos. Nós prezamos por capacitações que preparem as pessoas para o mercado de trabalho, mas que também deem oportunidade de trabalharem de maneira autônoma, de casa. Eles podem sair daqui e começar a fazer pães e bolos em casa para vender. É uma opção de renda. E nesta quinta-feira (7) começamos os cursos para as últimas turmas, então, teremos mais gente recebendo estes certificados daqui uns meses”, conta o titular da pasta municipal.

Cada curso tem 360 horas e os estudantes recebem auxílio-transporte para participarem das aulas, que ocorrem na cozinha do Restaurante Popular. Os alunos são pessoas cadastradas nas cozinhas comunitárias do Município e que foram indicadas pelos gestores das mesmas.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens