Inicial > Notícias > Prefeitura dará início à Coleta Seletiva...

Notícias

18/04/2023 18/04/2023 15h04m

Prefeitura dará início à Coleta Seletiva no Município em 8 de maio, por meio de contrato com a Asmar


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Portal do Programa Descarte Legal foi lançado para auxiliar população com informações sobre os serviços da coleta de resíduos em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria apresentou para a imprensa, instituições ligadas à coleta de resíduos e demais convidados, na manhã desta terça-feira (18), a nova etapa do Programa Descarte Legal, que inclui todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município. A novidade ficou por conta da Coleta Seletiva, que foi lançada e será implementada de forma gradual a partir de 8 de maio deste ano. O serviço será feito por meio de contrato entre o Executivo e a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) de Santa Maria. Todas as informações referentes ao Descarte Legal estão centralizadas em um portal online, no site da Prefeitura, lançado nesta terça.

O programa Descarte Legal teve início em 2019 com o propósito de oferecer à população um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). Ele foi ampliado e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos (em áreas públicas que recebem descarte irregular) e, a partir de maio, a Coleta Seletiva.

“Tivemos um período em que utilizamos contêineres de cor laranja para a coleta seletiva. Foi uma tentativa, que precisou ser colocada em pausa, porque é muito difícil mudar a cultura de toda uma cidade. Mas, agora, voltamos, com uma nova abordagem, a realizar a Coleta Seletiva com contrato com a Asmar, direcionando os resíduos ao local correto”, salienta o prefeito Jorge Pozzobom, presente no evento desta terça-feira.

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, reforçou a fala do chefe do Executivo Municipal sobre a necessidade de a população mudar costumes, com pensamento nos benefícios a curto, médio e longo prazos.

“Esta fase do Descarte Legal é o amadurecimento de algo que trabalhamos desde 2019. E o próprio nome sugere: Coleta Seletiva. O que significa selecionar os resíduos que podem ser reutilizados, reciclados, ressignificados a partir da destinação apropriada. Esse projeto, que começou lá atrás, agora tem adequações para que siga dando certo. É uma conquista do presente, mas é um legado para o futuro”, pontua Decimo.

O superintende de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, engenheiro civil Ivan Nazaroff, que está à frente da iniciativa, agora capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, fez a apresentação do portal Descarte Legal e dos serviços da Prefeitura em relação à coleta de resíduos no Município.

“O Descarte Legal começou com a coleta de inservíveis e bens móveis. Agora, focamos na Coleta Seletiva a partir do contrato com a Asmar. O site do Descarte Legal é a ferramenta para tirar dúvidas e passar todas as informações necessárias à população em relação à coleta de resíduos em Santa Maria. E a Coleta Seletiva é a base para novos projetos da Prefeitura, pelas pastas de Meio Ambiente, Infraestrutura, enfim… É um trabalho para trazer outros frutos adiante”, assinala o superintendente.

SAIBA MAIS
O portal Descarte Legal apresenta informações sobre dias e horários da Coleta Domiciliar nos bairros e na área central de Santa Maria, bem como as informações sobre a Coleta Seletiva, que terá início em 8 de maio, pela Asmar, com o cronograma de dias da semana nos bairros contemplados neste primeiro momento e os turnos de recolhimento dos resíduos. Poderão ser descartados itens como plásticos em geral, papel e papelão, vidros, metais, alumínio e aço, sucatas, embalagens de Tetra Pak, óleo de cozinha e eletrônicos (veja mais detalhes abaixo), resíduos que devem estar livres de contaminação por material orgânico para que sejam reaproveitados pela reciclagem.

A Coleta Seletiva será feita de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto. A modalidade Porta a Porta é aquela em que o caminhão da Asmar passará semanalmente em todas as vias de determinado bairro coletando os resíduos propriamente armazenados e dispostos em frente aos imóveis. E a Ponto a Ponto será realizada por meio de agendamento, contemplando, neste primeiro momento, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais de todas as regiões da cidade desde que cadastrados pela Prefeitura. 

O agendamento deve ser feito pelos próprios condomínios e estabelecimentos comerciais em contato com o canal Linha Verde ou diretamente com a Asmar para agendar a coleta, pelo telefone (55) 98111-0146. No site da Prefeitura, há todo o passo a passo de como fazer o agendamento.

Além de informações sobre a Coleta Seletiva, o site do Descarte Legal também traz uma lista sobre onde destinar bens inservíveis. A lista mostra onde os resíduos podem ser descartados, ou quais empresas devem ser contatadas para o recebimento desses materiais.

Também estiveram presentes no evento de apresentação do Descarte Legal, os chefes de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; e do vice-prefeito, Alvaro Barreto Lisboa; os secretários municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; de Desenvolvimento Social, João Chaves; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes; as secretárias adjuntas de Comunicação, Thaise Moreira; de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda dos Santos; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elizandra Brum Machado Fagundes; e o superintendente de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Dutra.

A apresentação também contou com o presidente do Legislativo, vereador Givago Ribeiro, assim como dos demais vereadores Admar Pozzobom, Adelar Vargas, Manoel Badke, Getúlio Jorge de Vargas, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Pedroso e Juliano Soares. Também estiveram presentes, a presidente da Asmar, Margarete Vidal; o coordenador geral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), André Domingues; a gestora da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Santa Maria, Andréia Zanini, assim como representantes da Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis Reciclados (Crir), da Sustentare Saneamento, da Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos – Conesul e do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outros convidados.

O Descarte Legal também conta com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar) e da Universidade Franciscana (UFN).

O QUE PODE SER DESCARTADO NA COLETA SELETIVA
– Plásticos em geral: copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (de refrigerante, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC e embalagens de produtos de limpeza;

– Papel e papelão: jornais e revistas, folhas de papel, cartolinas e papel-cartão, rascunhos. Importante: não amasse nem molhe os papéis;

– Vidros: embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédios vazios). Lembre-se de embrulhar bem os vidros quebrados em caixas ou garrafas pet para evitar acidentes;

– Metais, alumínio e aço: panelas, torneiras, latas de refrigerante e de cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos), tubos de desodorante e enlatados;

– Sucatas: de ferro, cobre e arame;

– Embalagens de Tetra Pak: embalagens de suco, leite e iogurte;

– Óleo de cozinha: devidamente acondicionado em garrafas pet, bem fechadas;

– Eletrônicos: CPU’s, estabilizadores, nobreaks, placas eletrônicas em geral, celulares, tablets, notebooks, fios e impressoras;

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial