Inicial > Notícias > Novo conjunto semafórico é instalado pela...

Notícias

03/11/2022 03/11/2022 18h22m

Novo conjunto semafórico é instalado pela Prefeitura em trecho do Bairro Medianeira


Equipamento está ligado no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. O funcionamento convencional está previsto para iniciar na tarde deste sábado (5)

Motoristas devem estar atentos a uma mudança que ocorre em trecho do Bairro Medianeira. Na tarde desta quinta-feira (3), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou um novo conjunto semafórico no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Appel.

O equipamento terá dois tempos e está ligado apenas no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. A previsão é entrar em funcionamento convencional a partir da tarde deste sábado (5). O equipamento instalado foi adquirido com recurso da Prefeitura.

No local, uma equipe da secretaria reforçou a sinalização das vias com faixas de segurança para pedestres. Quem trafega pela Rua Appel vai seguir podendo atravessar a Avenida Medianeira em direção ao Centro, convertendo à esquerda, ou à direita em direção à rotatória. 

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, diariamente trafegam centenas de veículos pelo local, e o novo semáforo vai trazer mais fluidez no trânsito.

“O Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria fez um estudo que verificou a necessidade da instalação do equipamento. Naquele ponto, em razão da travessia, temos constantes sinistros de trânsito, alguns com lesões corporais. Assim, com este conjunto servirá para cadenciar o movimento de veículos, reduzindo o congestionamento na rotatória. Também há uma previsão da secretaria de serem instalados conjuntos semafóricos em outros três cruzamentos da cidade em breve”, recorda o secretário Ponsi.

Sobre os novos equipamentos

Além desse local que teve o equipamento instalado nesta quinta, outros semáforos devem entrar em funcionamento em breve, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Equipes da secretaria já fizeram a implantação de braços semafóricos na Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas. A instalação no cruzamento foi com recursos do Município. Já na Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday (a instalação é uma contrapartida da ampliação da Fadisma); e na Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro (é contrapartida da empresa MRU Construções). 

No dia 14 de outubro, foram instalados dois conjuntos semafóricos nos seguintes locais: no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, com quatro tempos; o outro equipamento está em operação na Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, e tem três tempos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial