Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Prefeitura instala conjuntos semafóricos em trechos...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

16/10/2022 16/10/2022 18h24m

Prefeitura instala conjuntos semafóricos em trechos dos bairros Divina Providência e Passo D’Areia


Por enquanto, equipamento estão ligados apenas no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas

Para uma melhor orientação e controle do trânsito, os motoristas devem estar atentos às mudanças que já ocorrem em dois bairros de Santa Maria. Na manhã desta sexta-feira (14), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou novos conjuntos semafóricos nos cruzamentos da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, que terá quatro tempos. Já na Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, haverá três tempos.

Por enquanto, os equipamentos estão ligados apenas no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. A previsão é entrar em funcionamento convencional a partir do próximo domingo (16). Além da colocação dos conjuntos semafóricos, será feita a sinalização na via com faixa de pedestres e setas indicativas. O trabalho é realizado com recursos próprios da Prefeitura.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que se tratam de cruzamentos por onde trafegam centenas de veículos diariamente, além de os locais serem próximos a escolas e comércios. Para oferecer mais segurança aos moradores e pedestres de vias próximas, o Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria fez um estudo que verificou a necessidade da instalação dos equipamentos. 

“Esses novos conjuntos semafóricos, o reforço na sinalização viária e as faixas de pedestres, vai trazer mais segurança para motoristas, pedestres e moradores. Esta é mais uma ação da mobilidade urbana que ajuda a contribuir a fluidez do trânsito e melhorara o sistema viário de Santa Maria. Além deste trabalho que ocorreu nesta sexta, já estão previstos em outros quatro cruzamentos que passaram por estudos e serão contemplados com equipamentos em breve”, anuncia o secretário Ponsi.

Sobre os novos equipamentos

Além desses dois locais que tiveram os equipamentos instalados nesta sexta-feira, outros semáforos devem entrar em funcionamento em breve, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Equipes já fizeram a implantação de grupos semafóricos nos seguintes cruzamentos: Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas; e Avenida Medianeira com a Rua Appel. A instalação cruzamentos é com recursos próprios do Município. Já na Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday (a instalação é uma contrapartida da ampliação da Fadisma); e na Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro (é contrapartida da empresa MRU Construções).

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial