Notícias

12/06/2022 12/06/2022 20h36m

Em preparação às obras, tapumes já começam a ser montados na parte central do Calçadão


A previsão é de que as máquinas comecem o serviço de retirada dos paralelepípedos nesta segunda-feira (13)

O Centro de Santa Maria passa por mudanças e isso pode ser observado porque o canteiro de obras já está tomando forma para o começo da etapa de serviços do novo Calçadão. Desde este sábado (10), a montagem das madeiras, ou seja, das paredes que formam os tapumes, são feitas na Praça Saldanha Marinho, e depois fixadas na parte central do Calçadão. Os serviços estão previstos para iniciar nesta segunda-feira (13), com a retirada dos paralelepípedos a partir da Caixa Econômica Federal. 

Nas paredes dos tapumes, que ainda estão sendo adesivados, os santa-marienses e visitantes já podem ter uma ideia de como o novo Calçadão irá ficar após a conclusão da obra. A adesivação deve seguir nos próximos dias. 

Na sexta-feira (10), em ato que ocorreu no Calçadão, a Prefeitura de Santa Maria assinou a ordem de serviço e apresentou para a comunidade o projeto de revitalização do espaço. A empresa responsável por esta nova etapa da obra é a Construtora Continental de São Paulo Ltda, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria. Conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

Além da retirada de paralelepípedos, também estão previstos serviços preliminares na rede pluvial, na infraestrutura para tráfego de pedestres e de veículos de salvamento, nas instalações dos mobiliários, na rede elétrica e no paisagismo. Por isso, a obra vai ser dividida. Na primeira etapa, será executado o serviço somente na parte central do Calçadão, deixando as laterais (nas proximidades das lojas) livres aos pedestres. Após, os serviços avançam para essas laterais e, por fim, a implementação do paisagismo.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial