Inicial > Notícias > Prefeitura assina ordem de serviço para...

Notícias

10/06/2022

Prefeitura assina ordem de serviço para o início da última etapa de obra do novo Calçadão


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Em ato que ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (10), também foi apresentado para a comunidade o projeto de revitalização do espaço

A obra do Calçadão Salvador Isaia avança e uma nova etapa terá continuidade a partir desta segunda-feira (13). Para marcar o início da fase seguinte da revitalização que vai garantir um visual mais moderno, atrativo e que ofereça conforto aos cidadãos que circulam no Centro de Santa Maria, a Prefeitura assinou a ordem de serviço com a Construtora Continental de São Paulo Ltda, vencedora da licitação. O ato ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (10), no Calçadão, reunindo representantes do comércio e a população, que conheceram o projeto da iniciativa.

A previsão da Construtora Continental, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria, é iniciar a montagem dos tapumes neste sábado (11), e os serviços na próxima semana. A nova etapa da obra vai começar na parte central do Calçadão e ir avançando para as duas frentes, ou seja, em direção à Praça Saldanha Marinho e à Rua Floriano Peixoto. A empresa é responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, das ilhas e do paisagismo. Conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

“Quando se governa uma cidade é preciso encarar os problemas. Sei do transtorno que uma obra causa, mas como sempre digo: o transtorno passa e a obra fica. Mostramos a complexidade desta obra e estamos fazendo o que até hoje ninguém teve coragem de fazer. Neste local, há problemas crônicos, e quando começamos a enxergar o que tinha embaixo do solo, disse que iríamos ter que fazer uma obra bem feita. Se hoje estamos fazendo barulho, trabalhando à noite e na madrugada, é para que no futuro tenhamos um novo Centro que faz parte do Distrito Criativo, e depois será feita a revitalização da Praça Saldanha Marinho. Junto com a revitalização do Calçadão também queremos convocar a todos os lojistas para uma corresponsabilidade social, em que juntos vamos traçar um plano de remodelação das fachadas dos estabelecimentos comerciais. E seguimos com o nosso propósito que é trilhar um caminho seguro em direção ao futuro”, manifestou o prefeito Jorge Pozzobom, agradecendo a união de todos os envolvidos na obra, principalmente às equipes da Corsan. 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, gestora que acompanha os serviços desde o início, o ato desta sexta-feira foi marcante. 

“O momento é de olhar para frente. Estamos na gestão desta obra e não poderíamos seguir os trabalhos sem o apoio do Executivo. O prefeito é um trabalhador incansável e sempre soube a grandeza desse empreendimento. Temos um projeto maior, o do Distrito Criativo, que vai fortalecer a economia do Município, e o novo Calçadão faz parte deste projeto. Hoje, celebramos um passo importante. Agora começará a parte da sujeira, do barulho, mas só assim teremos um Calçadão estruturante e entregaremos uma obra permanente. Queremos resgatar o sentimento de pertencimento e que este local seja mais pujante para se somar ao nosso Distrito”, pontuou a secretária Ticiana.

O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, explicou que os trabalhos também devem contemplar a necessidade de interferência das empresas de telefonia e energia.

“Ainda será uma fase complexa, mas não mediremos esforços para amenizar os efeitos desta estruturante obra para o futuro. É um grande desafio que teremos pela frente e vamos vencer. Agradeço a oportunidade como como servidor público em poder fiscalizar esta obra. A revitalização inovará o uso compartilhado do espaço público, organizando a infraestrutura subterrânea e elevando o status de Município ordeiro. No futuro, bem próximo, outros locais da cidade poderão adotar esta solução técnica para resolver problemas crônicos, algo que, no passado, era impensável”, reforçou o secretário.

O superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Epstein, lembrou dos serviços que foram concluídos pela companhia e que praticamente não aparecem.  

“Durante quase seis meses, nossas equipes qualificadas trabalharam geralmente à noite para que no dia seguinte, os lojistas pudessem abrir seus estabelecimentos. Encontramos diversos problemas como mau cheiro, ligações irregulares, falta de hidrantes, por exemplo. O que fizemos aqui não foi um tapa-buracos, e, sim, uma obra estruturante que vai ficar para a história da cidade e será um marco para esta administração”, destacou Epstein.

Em nome da Construtora Continental, Helio do Amaral Militz Jr. falou da satisfação por estar assinando a ordem de serviço para iniciar um desafio muito grande:

“Em 60 anos da empresa, é a obra de maior complexidade que já fizemos. Nosso corpo técnico está preparado para realizar o trabalho, e esperamos, em breve, entregar o novo Calçadão para Santa Maria”.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir da Costa, disse da alegria desse momento, pois é uma obra sonhada pelos lojistas e pela população:

“O Calçadão é o símbolo do varejo para a nossa cidade. Agora esse projeto tem planejamento de início, meio e fim. Quando a obra for entregue para a comunidade, vamos encher o Calçadão e comemorar”.

Indo ao encontro com as palavras do presidente do Sindilojas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Marcio Rabelo também descreveu o momento sendo de felicidade e contemplação. 

“Os lojistas sentiram o impacto com transtornos da obra e a diminuição dos clientes. Mas esta é uma noite feliz porque sabemos que teremos um espaço lindo, Santa Maria e o público da região que vem à cidade merecem. Sabemos de tudo que pode acontecer durante a obra, as intercorrências, mas como a gestão pública fala, é para ser duradoura, que resgate a autoestima da população. Chega de críticas negativas, agora é momento de olhar para o futuro e em breve teremos um Centro bonito”, comentou Rabelo e parabenizou o Executivo pela importante iniciativa.

Acompanharam o ato representantes do Executivo e secretarias, sendo: o vice-prefeito Rodrigo Decimo; procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior Pietro; secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michel Kesseler; secretária adjunta de Comunicação, Thaise Moreira; e o coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, Ronaldo Pozzobon. 

Ainda, representando o 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), o 1º tenente Marcio Dias da Silva. Pelo Legislativo, estavam presentes a vice-presidente da Câmara, Luci Duartes, a vereadora Roberta Leitão, e os vereadores Admar Pozzobon, Alexandre Vargas, Tubias Calil, Pablo Pacheco e Givago Ribeiro. 

PRÓXIMAS ETAPAS

Estão previstos serviços preliminares, como a retirada de paralelepípedos, os serviços da rede pluvial, a infraestrutura para tráfego de pedestres e de veículos de salvamento, além das instalações dos mobiliários, da rede elétrica e do paisagismo. Por isso, a obra vai ser dividida. Na primeira etapa, será executado o serviço somente na parte central do Calçadão, deixando as laterais (nas proximidades das lojas) livres aos pedestres. Após, os serviços avançam para essas laterais e, por fim, a implementação do paisagismo.

A OBRA

A construção do novo Calçadão teve início em janeiro de 2021. Após, foi feita a abertura do solo para a colocação das galerias pluviais, trabalho realizado pela empresa Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria. Esta etapa foi orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, nenhum recurso saiu diretamente dos cofres públicos. A mudança no Plano Diretor permitiu o direcionamento de medidas compensatórias para empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes e a De Marco, de Erechim, realizaram parte dos trabalhos como medida compensatória. 

Com mais de 40% da obra concluída, as empresas De Marco e Urbanes executaram as galerias centrais com 165 metros, além de oito poços de inspeção para abrigar as redes de esgoto cloacal e pluvial e uma nova rede de abastecimento de água. A Corsan colaborou com a Prefeitura auxiliando na mão de obra para as questões mais complexas dessas novas redes e ramais de água e esgoto, fazendo, assim, as instalações especiais previstas no projeto Executivo.

“A partir da finalização e da entrega dessa fase da obra, a Corsan mantém o compromisso de manutenção da funcionalidade e de operação das referidas estruturas, assim como de orientação técnica, caso seja necessário, a qualquer tempo. Para a Companhia, é de extrema importância atuar de forma conjunta com o Município em obras importantes para o desenvolvimento de Santa Maria. A partir de sua atuação nesta obra de alta complexidade, a Companhia teve a oportunidade de padronizar as instalações e adequar os acessos às estruturas, o que, no futuro, irá evitar transtornos aos clientes do serviço no caso de necessidade de manutenção”, esclarece a gestora da Corsan em Santa Maria, Andreia Zanini.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial