Inicial > Notícias > Educa Trânsito retoma atividades. Na Sexta...

Notícias

03/03/2015

Educa Trânsito retoma atividades. Na Sexta (6), alunos da EMEF Oscar Grau fazem ação educativa


Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura retomou as ações educativas nas escolas municipais voltadas a estimular nos estudantes da rede municipal uma condução responsável no trânsito. As atividades foram desenvolvidas pelo Programa de Segurança e Educação para o Trânsito (Educa Trânsito), vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Oscar Grau, Pinheiro Machado, Perpétuo Socorro e Fontoura Ilha mobilizaram seus alunos em torno de atividades criativas e atitudes responsáveis nas relações de trânsito. A coordenadora do Educa Trânsito, Simone Peixoto, conduziu as turmas do 4º ao 7º ano, em oficinas sobre noções básicas do CTB – o Código de Trânsito Brasileiro, os tipos de sinalização e, principalmente, os direitos e deveres dos pedestres e condutores nas vias de mobilidade urbana.

A abordagem variou de acordo com a realidade encontrada nos bairros que as escolas estão situadas. Dentro das oficinas, foi criado um espaço para troca de relatos e experiências vividas pelos alunos, no trânsito local. Além da conversa, foram confeccionados diversos materiais com a temática “trânsito”. Cartazes, miniaturas de placas e semáforos e cartões com mensagens de conscientização sobre o comportamento adequado nas vias.

A Coordenadora do Educa Trânsito, salientou a importância do trabalho e a relação das crianças com essa temática. “Conscientizar e sensibilizar os pequenos sobre os perigos do trânsito têm um grande significado. O papel das crianças como multiplicadores tem grande relevância para nosso trabalho.” Completa Simone.

Semana de conscientização da faixa de segurança

A primeira semana de março é marcada pela Lei Municipal Nº 5.002 de 2.007, que instituiu a Semana de Conscientização da Utilização da Faixa de Segurança, de autoria dos vereadores Luís Carlos Silva “Fort” e Júlio César Brenner.

A lei busca orientar a população sobre a correta utilização do espaço e principalmente o respeito pela sinalização. Em vista disso, a SMU vai realizar uma ação educativa na manhã de sexta-feira (6) na área central da cidade. A atividade vai contar com a presença dos alunos do 7º ano da EMEF Oscar Grau, que vão distribuir os materiais educativos produzidos durante as oficinas.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, considera o papel fundamental que o Educa Trânsito e as ações desenvolvidas nas escolas tem para o cenário do trânsito na cidade. “O estreitamento de laços com as escolas é importante. As crianças exercem o papel de sensibilização sobre os problemas no trânsito, além de transmitir o conhecimento adquirido nas salas de aula,” argumenta o titular da pasta.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Renan Mattos
Fotos: Educa Trânsito/divulgação
Edição: André Campos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial