Notícias

19/01/2015 19/01/2015 18h22m

Santa Maria do Bem: prefeitura deflagra campanha para coibir vandalismo e pichações na cidade


“Cuide de sua cidade. Seja do Bem”, com este slogan foi apresentada, na manhã desta segunda-feira (19), o Movimento Santa Maria do Bem. O pré-projeto da campanha foi exibido durante reunião de trabalho do Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (CCI-M), na sede da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos. A reunião contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer, do coordenador do GGI-M, Luiz Eliton Cordenuzzi, do secretário-adjunto da Comunicação e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates e demais autoridades civis e militares que fazem parte do colegiado.

A campanha, em um primeiro momento, é voltada ao problema das pichações, que prejudicam tanto as propriedades privadas quanto os prédios públicos da cidade. No entanto, o movimento tem um cunho educativo e cultural mais amplo, e também visa estimular a população de Santa Maria para uma mudança de atitude e reconceituação em temas como a limpeza urbana, a conscientização no trânsito e o cuidado com o meio ambiente. “Estamos trabalhando nesta campanha com o intuito de conscientizar a população com relação às questões do vandalismo. A intenção é que as pessoas se apropriem da cidade, sintam que a cidade é delas”, argumenta o prefeito Cezar Schirmer.

Durante a reunião desta segunda, o secretário-adjunto da Comunicação apresentou o pré-projeto da campanha, que é constituída de peças institucionais como um filme conceito, jingle, anúncio, adesivo, camisetas e banners. A idéia é lançar na mídia local no final de fevereiro, em parceria com a Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria. “Apresentamos o conceito de uma campanha macro, não só voltada às pichações. Para dar um resultado positivo criamos o Movimento Santa Maria do Bem. Trabalhamos as cores vivas para mostrar que é uma campanha para cima”, explica Prates. O secretário-adjunto acrescenta que a iniciativa deve ter duração de no mínimo dois anos.

“Pichar a Cidade Não é Legal”. Com este viés, a campanha mostra aos cidadãos a diferença entre um ato de vandalismo, que é considerado crime, e uma ação cultural positiva, como o grafite. Neste sentido o movimento, que foi desenvolvida pela Secretaria de Município de Comunicação, Associação dos Veículos de Comunicação de SM e Agência de Publicidade Publicitá, tem como objetivo criar um ambiente favorável para que as pessoas denunciem e apresentem fatos concretos sobre as pichações.

O integrante da Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, Souvenir Machado, avalia que é importante que a campanha tenha continuidade, que inicie com o foco na pichação, mas continue com outros temas. “As peças estão muito bem elaboradas. Da maneira como foi mostrada é uma campanha educativa”, enaltace Machado. O membro da Associação também sugere que paralelamente à campanha se desenvolvam ações que inibam estas atitudes ilícitas.  

A vereadora Sandra Rebelato, que representou a Câmara de Vereadores, sugeriu colocar a disposição a TV Câmara para veicular a campanha. Sandra se comprometeu a falar com o novo presidente para aprovação da medida. Antes de ser veiculada, a campanha voltará à pauta de discussões na próxima reunião do Colegiado do GGI-M, que ficou marcada para o dia 9 de fevereiro, com a presença do prefeito Cezar Schirmer. O encontro contará com a participação dos representantes das escolas do município. Também serão convidados os representantes das escolas da rede privada, bem como a 8ª Coordenadoria de Educação.

 Criminalidade

Outro tema da pauta da reunião do GGI-M foi a criminalidade. O comandante do Comando Regional Central da Brigada Militar, coronel Sidenir Cardoso, relatou que nos meses de verão aumentam muito os casos de roubo a pedestre, bem como o furto e arrombamento de casas e apartamentos, uma vez que as pessoas viajam e deixam suas residências vazias. O comandante explicou que a Brigada Militar está monitorando o problema. “Sabemos que isto é uma tendência, nesta época do ano. É sazonal, porque atinge os bairros mais residenciais”, afirma Cardoso. Já o delegado penitenciário da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susep), Armando Maciel, relatou que em Santa Maria existem 83 presos do Regime Semi-Aberto que são monitorados com tornozeleiras.

Colegiado presente à reunião do GGI-M

Também estavam  presentes à reunião do GGI-M, nesta segunda pela manhã, o comandante do 4º Comando Regional dos Bombeiros, tenente-coronel Luiz Marcelo Maya; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro; o delegado penitenciário da  Superintendência de Serviços Penitenciários (Susep), Armando Maciel e o representante da Susep, Sávio Luiz Daubermann; o representante do Fórum de Segurança da Adesm, o advogado criminalista Daniel Tonetto; o representante da Secretaria de Cultura, Luiz Fernando Nunes; o superintendente da Guarda Municipal, Luiz Oneide Gonzatto; o delegado penitenciário Regional, Armando Maciel; o chefe da Delegacia da Polícia Federal, delegado Getúlio Vargas; o delegado de polícia da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (Defrec), Sandro Meinerz; e o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, Padre Sílvio Weber.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Vilnei
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial