Notícias
22/12/2014
Travessia Urbana: autorizadas obras de duplicação de rodovias federais do entorno de Santa Maria

Esperada há anos, a Travessia Urbana de Santa Maria está prestes a sair do papel. Depois de superar entraves de natureza burocrática, as obras de duplicação de um total de 14 quilômetros das rodovias federais BR-287 e BR-158, que circundam a cidade, foram autorizadas pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (22), e terão início ainda nesta semana. O investimento para a empreitada, dividida em dois lotes, soma R$ 309 milhões e a previsão de conclusão é de três anos.
O prefeito Cezar Schirmer comemorou o início das obras. “Esta é uma obra esperada, desejada, sonhada ao longo de muitas décadas. Com estas obras, vamos superar um ponto gravíssimo de estrangulamento do nosso desenvolvimento econômico e também do nosso sistema viário”, salientou o chefe do Executivo, que ainda agradeceu a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, pelo esforço do Governo Federal na viabilização do projeto da travessia.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, autorizou o início das obras, lembrou as obras executadas e em execução no Rio Grande do Sul e enalteceu a importância da Travessia Urbana para a região central do Estado. O ministro ainda deu um recado aos consórcios de empresas que executarão as obras. “É para valer. É para começar de fato. A população será o fiscal do que os senhores executarão em Santa Maria”, disse.
O deputado federal, Paulo Pimenta, explicou que, além da duplicação dos 14 quilômetros das BRs 287 e 158, serão construídos 18 viadutos e passarelas. “Uma obra que envolve 18 obras de arte. Vai mudar completamente a realidade da cidade”, salientou o deputado, um dos articuladores para a execução das obras da Travessia Urbana. Pimenta ainda detalhou as obras e exaltou o volume de investimentos do Governo Federal no sistema viário do Rio Grande do Sul.
Prestigiaram o ato, que aconteceu em frente à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na BR-287, além do prefeito, do ministro e do deputado, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Tarcísio Gomes de Freitas; o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues; do secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Participação Cidadão, João Motta; secretários de município; vereadores; entre outras autoridades locais.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: João Vilnei