Inicial > Notícias > Dia Mundial de Combate à Aids...

Notícias

28/11/2014

Dia Mundial de Combate à Aids terá testes para detecção da doença e programação cultural, no dia 1º


No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Santa Maria, das 14h às 22h, a Praça Saldanha Marinho será palco para as atividades que terão como alvo a prevenção, a conscientização e o combate ao HIV, à Sífilis e às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, Coordenadoria Municipal da Juventude, Profetas de All Star e ONG Igualdade LGBT. Também conta com o apoio da Política de HIV/Aids do município, Grupo Divulga samba, Coordenadoria Municipal da Mulher e Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (Unifra).

Com o slogan “Faça um teste e fique sabendo”, o “carro-chefe” da campanha é a realização da testagem rápida de HIV e Sífilis, na Unidade Móvel de Saúde, que ficará instalada na Praça Saldanha Marinho, até às 18h. O exame também estará disponível nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural (confira os locais).  

Além desta ação, haverá distribuição de kits de prevenção, com preservativo masculino e feminino, e informações sobre as doenças. O Dia Mundial do Combate À AIDS pretende, também, atingir o público estudantil. Para tanto, às 9h, será realizada uma Roda de Conversa sobre o tema, no Colégio Estadual Coronel Pillar, no Bairro Dores.

A partir das 18h, inicia a programação cultural na Praça Saldanha Marinho. Aproveitando que na terça-feira (2) é comemorado o Dia Nacional do Samba, subirão ao palco bandas e grupos de pagode, entre eles, Samba Tudo, Alto Astral, Cá entre Nós, Pagoblack, Samba Move, Conversa Fora, Conspiração, SR37, Cai na Real e a Bateria da Escola de Samba da Vila Brasil.

Uma das coordenadoras do evento, a integrante da ONG Igualdade LGBT, Marquita Quevedo, ressalta a importância da prevenção e da valorização da vida. “A Aides está no nosso dia a dia, ela não está tão invisível quanto as pessoas pensam. Por isso, a importância das pessoas fazerem os testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais”, alerta Marquita.

Unidades de Saúde que estarão realizando o teste rápido de HIV no dia 1º

- UBS Dom Antônio Reis- Rua Izidoro Grassi, esquina com a Rua Duque de Caxias, Bairro medianeira- Fone: 32235588
 -UBS Itararé- Rua Assis Brasil, 400- Bairro Itararé- fone: 32239920
- UBS da Kennedy- Rua Vereador Dario Leal da Cunha, s/nº- Bairro Salgado Filho- Fone: 39211241
-Programa de Redução de Danos-Casa Treze de Maio, Rua Treze de maio, nº 350 Fone: 39211263
-UBS Unidade Ruben Noal- Avenida Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves- Fone: 32142077
-UBS Unidade Walter Aita- Rua Luiz Petry, s/nº- Cohab Fernando Ferrari- Fone: 32268170
-UBS Wilson Paulo Noal- Ria Montecarlo, s/nº, Bairro Camobi- Fone: 32862457
-Centro Social Urbano- Rua Venâncio Aires, 2645- Vila Oliveira- Fone: 32121428
-UBS José Erasmo Crossetti- Rua Floriano Peixoto, 1752/Centro- Fone: 39217060
-Unidades distritais localizadas nas subprefeituras: Arroio do Só, Arroio Grande e Boca do Monte
 

Texto: jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Ilustração

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial