Inicial > Notícias > Santa Maria sedia I Seminário Internacional...

Notícias

14/11/2014 17/11/2014 14h25m

Santa Maria sedia I Seminário Internacional de Defesa, na próxima semana, no Parque Hotel Morotin


Com a finalidade de consolidar Santa Maria como um Polo de Defesa, será realizado, de segunda (17) a quarta-feira (19) da próxima semana, o I Seminário Internacional de Defesa (Seminde). O Seminário acontece no Centro de Eventos do Parque Hotel Morotin, no Bairro Camobi. A abertura oficial será  na segunda, às 18h30, com a participação do prefeito Cezar Schirmer. O chefe do Executivo também participará, na terça (18), pela manhã, como mediador do Painel “Polo de Defesa de Santa Maria: O Setor de Defesa como Vetor de Competitividade Regional”.

A região Central do Estado, especialmente o Município de Santa Maria, tem se destacado de forma notória nesta área. Em decorrência de ações discutidas e construídas solidariamente, somadas aos fortes laços históricos do município com as Forças Armadas, configura-se um Polo de Defesa que protagoniza um ciclo de desenvolvimento virtuoso, conectado às necessidades de fornecimento e demandas de mercados civis e militares. Tal movimento é estimulado e apoiado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Neste contexto, o Seminde tem como objetivo principal reunir Marinha, Exército, Aeronáutica, centros de conhecimento, forças militares da América Latina, empresas privadas e setor público para abordar as principais demandas de fornecimento, obtenção e nacionalização de bens e serviços das Forças Armadas e discutir oportunidades de negócio que contribuam com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos países latino-americanos.

O I Seminário Internacional de Defesa é coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul ( Fiergs), por meio de seu Comitê da Indústria da Defesa e Segurança (COMDEFESA), pelo Santa Maria Tecnoparque e  Prefeitura de Santa Maria. O evento conta com o patrocínio do  Governo do Estado do Rio Grande do Sul  apoio do Sebrae/RS. Para saber mais sobre o Semind (painéis, palestrantes e notícias) acesse o site http://seminde.com/

O superintendente Executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Diogo De Gregori, acrescenta que o I Seminário Internacional de Defesa visa consolidar uma política industrial de Defesa no Rio Grande do Sul, e Santa Maria como um Polo de Defesa. “Para tanto, o evento vai reunir representantes das Forças Armadas, pesquisadores e gestores públicos”, explica o superintendente.

Sala do Investidor – Um dos destaques da programação do Semind é a Sala do Investidor Itinerante, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), na segunda (17), das 14h às 18h. Empresas interessadas em abrir ou ampliar unidades produtivas terão oportunidade de conhecer os instrumentos de apoio do Governo do Estado – como Fundopem, Integrar-RS e linhas de financiamento do Badesul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banrisul. Na terça (18), às 18h45, o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega, detalhará os planos para o Polo Espacial gaúcho, durante um painel sobre satélites.

 

Texto: Divulgação Governo do Estado e Assessoria de Comunicação da Adesm
Edição: Jornalista Vera Jacques
Ilustração: Folder/Programação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial