Inicial > Notícias > Programa Municipal de Educação Fiscal presente...

Notícias

31/10/2014 31/10/2014 17h45m

Programa Municipal de Educação Fiscal presente na FEISMA


O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, da Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, mobilizando direção de escolas, professores, estudantes e comunidade, através de atividades de informação e sensibilização como: cursos, palestras, oficinas, danças, paródias, poesias, desenhos, não só em Santa Maria, mas nas cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O PMEF congrega estudantes desde a educação infantil até universitários que trabalham em prol de uma sociedade ética.

A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, através da escola da função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

Sendo assim, o Programa Municipal de Educação Fiscal desenvolve vários projetos como Festival Cid Legal Canta e Dança, Estudante Cidadão, Varal da Cidadania, Educação Fiscal em Cena, Educação Fiscal na Linha da Cidadania e jogos pedagógicos. Destacam-se os Jogos Pedagógicos que tem por finalidade reunir os estudantes e comunidade em geral, promovendo o intercâmbio sociocultural, despertando no estudante o conhecimento para que acompanhe a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, divulgando amplamente a função socioeconômica dos tributos, estreitando as relações entre a comunidade escolar, buscando a melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania. Os jogos pedagógicos são elaborados pelos alunos com a orientação dos professores.

A Feisma 2014 será realizada de 1º a 9 de novembro, no Centro Desportivo Municipal. É promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a programação:

Dia 01 de novembro - Das 14h às 18h – FEISMA – Pavilhão Inovação

Mostra das atividades realizadas com o tema Educação Fiscal pelas seguintes escolas municipais e estaduais:

EMEI Ady Schneider Beck – Jogos Pedagógicos;

EMEF Pão dos Pobres – Baú de poesias e projeto estudante cidadão;

EMEF Vicente Farencena – Jogos Pedagógicos;

EMEF Zenir Aita – Banner

Colégio Tiradentes da Brigada Militar – Jogos Pedagógicos;

DESTAQUE: Projeto Leitura no Coração

 

Texto e imagem: Divulgação

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial