Notícias
16/10/2014 16/10/2014 16h56m
Loteamento da Brenner: o sonho da casa própria se tornou realidade para mais 20 famílias carentes

Na tarde desta quinta-feira (16), o Salão de Eventos da Prefeitura de Santa Maria foi palco para a entrega de 20 chaves de novas unidades habitacionais no Loteamento da Vila Brenner, localizado na Zona Norte da cidade. A solenidade contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer, da secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Magali Marques da Rocha e dos beneficiados e seus familiares.
O chefe do Executivo deu as boas-vindas às famílias e explicou que todos os contemplados recebem a concessão do Direito Real de Uso do imóvel. “A casa é de vocês, ninguém vai tirar, mas se vender, alugar ou emprestar, perde a concessão”, alerta o prefeito. Schirmer ressaltou ainda que uma das prioridades da sua gestão é a política de construção de moradias, seja por meio de programas da prefeitura ou do Minha Casa Minha Vida. “Quero desejar a vocês que sejam muito felizes, que tenham muitas alegrias em suas casas. Sempre digo que quem tem renda, por mínima que seja, e uma casa própria, tem metade de seus problemas resolvidos”, afirma o prefeito.
Foram contemplados com as moradias famílias carentes, já cadastradas junto ao município, que vivem em áreas de risco ou em rota de obras, e que precisavam ser removidas. A secretária Magali Marques reforçou a recomendação sobre os cuidados que os novos moradores devem ter com o imóvel, em especial não vender, não alugar, não emprestar e nem ceder a outras pessoas, sob pena de perder a casa. Magali também ressaltou o cuidado com a higiene da casa e do pátio, com o sossego público e a boa relação com os vizinhos.
O Loteamento da Vila Brenner possui um total de 386 unidades habitacionais. Até o momento, já foram entregues 369 casas, o que corresponde a mais de 90% de moradias concluídas. Os imóveis têm 35 m2 de área, com dois quartos, banheiro e sala com cozinha americana. As famílias beneficiadas estavam cadastradas junto à prefeitura e se encontravam residindo em áreas de risco ou em rota de obras.
Realização de um sonho
Entre os novos moradores do Loteamento da Brenner estava a dona de casa Juliana Gonçalves. Ao lado dos filhos e do marido, ela declara que queria muito a casa e acredita que vai ser muito melhor lá do que onde morava, no KM3. “Lá é nossa”, comemora. Cleci Pereira, 37 anos, garantiu um lar para os três filhos e mais dois irmãos deficientes. Ela morava na Caturrita em uma casa emprestada. “Era o meu sonho. É bom estar no que é da gente”, diz Cleci.
Outra beneficiada com uma moradia é Alexandra Pinto Xhabiaras. Alexandra e os três filhos estavam em uma área de risco. “Estou muito satisfeita, melhor impossível. Nem acreditei quando me ligaram”, comemora. A contemplada diz que vai levar junto a mãe e o pai. Já Karina Lílian Cavalheiros, 24 anos, tem seis filhos e morava na casa da mãe. “Estou muito feliz porque as crianças vão ter um quarto e um banheiro, antes dormiam amontoados”, conta Karina.
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Acad. Publicidade Vítor Mirailh