Notícias

18/09/2014 19/09/2014 11h09m

Está confirmado: projeto de implantação do BRT é aprovado no Ministério das Cidades


Em Porto Alegre, o prefeito Cezar Schirmer recebeu a portaria do ministro Gilberto Occhi, em um encontro na sede do Trensurb. Foto: Luiz Otávio Prates

R$ 218,55 milhões. Este é o valor do investimento que Santa Maria receberá, nos próximos anos, com a implantação de uma linha rápida de ônibus que promete transformar o transporte público da cidade: o Bus Rapid Transit (BRT). Isso porque, o projeto elaborado pela prefeitura foi aprovado pelo Ministério das Cidades e publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (16).Na tarde desta quinta-feira (18), em Porto Alegre, o prefeito Cezar Schirmer recebeu a portaria do ministro Gilberto Occhi, em um encontro na sede do Trensurb.

O chefe do Executivo agradeceu o apoio do ministro e salientou a importância do projeto para a cidade. “Com a publicação da portaria, avançamos de forma expressiva, diria quase definitiva, na solução de um problema gravíssimo de Santa Maria. Realmente, esta é uma obra de grande relevância que vai resolver problemas históricos, de décadas, na nossa cidade”, exaltou o prefeito. “O Ministério das Cidades tem sido um grande parceiro das prefeituras”, concluiu.

O ministro, por sua vez, enalteceu o esforço da prefeitura em buscar o recurso e apresentar o projeto. “Eu tenho absoluta certeza que hoje demos um passo importante para Santa Maria. Isso vai melhorar muito a condição do transporte coletivo, a mobilidade urbana, pois não atinge só uma camada da população, mas toda a população”, disse. Por fim, Occhi detalhou o projeto e destacou o volume do investimento. “Este é um investimento total que dá cerca de 218 milhões, para execução de obras”, disse.

As próximas etapas consistem na assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para a liberação do recurso e, posteriormente, abertura do processo licitatório. O encontro na Capital Gaúcha contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Participação Cidadão, João Mota, do secretário de Transportes de Porto Alegre e diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappelari, e do diretor-presidente do Trensurb, Humberto Kasper.

 

BRT ligará as regiões Leste e Oeste de Santa Maria

A linha do BRT possuirá 43,2 quilômetros de extensão e irá contar com 20 estações de embarque e desembarque e 18 veículos, sendo alguns com até 120 lugares. O trajeto ligará as regiões Leste e Oeste de Santa Maria, isto é, os bairros Camobi e Tancredo Neves, passando pelo Centro. A estimativa é que 70% dos usuários do transporte coletivo utilizem o novo modal de transporte público, de acordo com o prefeito Cezar Schirmer.


Jornalista Luiz Otávio Prates

Fotos: Luiz Otávio Prates

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial