Inicial > Notícias > Natal do Coração 2014: palestras com...

Notícias

16/09/2014

Natal do Coração 2014: palestras com empresários e artesãos para a cidade entrar no “clima” da festa


Dentro de dois meses Santa Maria vai se transformar, novamente, na cidade do Natal do Coração. No dia 15 de novembro será aberta oficialmente a programação da quarta edição da festa, que neste ano tem como tema “A Estrela é Você”. O Natal do Coração leva para as principais ruas e prédios históricos da cidade enfeites feitos com milhares de garrafas pet, muitas cores e luzes. Os adornos são confeccionados por artesãos, na Fábrica do Natal, instalada junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM). O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, com apoio de entidades empresariais e empresas locais.

E, para que a cidade entre no “espírito” da festa, no início desta semana, a autora do projeto do Natal do Coração, a empresária Nelci Maran, ministrou duas palestras em Santa Maria. A primeira, na segunda-feira (15), às 17h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), foi direcionada aos empresários do ramo de gastronomia e hotelaria. Já o encontro desta terça (16), pela manhã, aconteceu no Salão de Eventos da prefeitura, e reuniu artesãos e representantes de ateliers de artesanato. Também estavam presentes a secretária de município de Turismo, Norma Moesch, e as coordenadoras Geral e de Produção do Natal do Coração, Carmem Pacheco e Roselaine Dal Ponte, respectivamente. 

A empresária explica que a proposta teve como objetivo fazer com que os empresários “entrem no clima do Natal” em seus empreendimentos. Nelci orienta que eles devem fazer de cada espaço, cada produto a “alma do natal”. Como exemplo a autora cita a colocação de enfeites natalinos na porta dos apartamentos, em hotéis; pratos servidos com os alimentos em forma de estrela ou coração; confeitaria (bolos e biscoitos) utilizando o formato de estrela. “Que os turistas que aqui venham se sintam acarinhados pelo trabalho diferenciado que está sendo feito”, ensina Nelci. 

Já na manhã desta terça, a empresária apresentou aos artesãos um estudo de caso de uma cidade da Alemanha, chamada Seiffen. Nelci relatou que na antiguidade a cidade vivia essencialmente de estanho e cobre, quando perdeu esta riqueza mineral teve que se reinventar. Então, os moradores transformaram quebra-nozes em belos enfeites natalinos, que hoje, depois de 400 anos, são vendidos no mundo todo. “Este estudo de caso é uma provocação para eles pensarem que Santa Maria também tem que buscar uma identidade em termos de artesanato. Nós temos mercado”, explica a autora do projeto.

A empresária Nelci Maran conta que também conversou com os artesãos sobre a qualidade dos produtos que são confeccionados por eles e, mais uma vez, ressaltou a importância da identidade local. “Tem que ter um ícone que todos saibam que é de Santa Maria”, ressalta. Por fim, a autora do projeto do Natal do Coração deixou um recado para toda a população da cidade. “Que cada vez mais Santa Maria se prepare para receber o turista e seja protagonista desta história que está sendo construída no dia a dia”,  aconselha Nelci.
 

GARRAFAS PET – A Fábrica de Natal continua recebendo doações de garrafas pets, matéria prima fundamental na confecção dos adereços natalinos. A coordenação pede garrafas lisas, preferencialmente transparentes e limpas. Os materiais podem ser levados diretamente ao barracão, junto ao CDM, ou buscados por uma equipe da Fábrica de Natal. Os telefones para contato são 55 9167 7934 (Rose) ou 9151 7814 (Carmen).

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial