Inicial > Notícias > Secretários de municípios da AM Centro...

Notícias

19/08/2014 19/08/2014 17h15m

Secretários de municípios da AM Centro debatem iniciativas para a excelência na Cultura e no Turismo


Na sexta-feira (15) foi realizada mais uma reunião mensal dos dirigentes municipais de turismo e cultura do AM Centro, no auditório do Edifício João Fontoura Borges (SUCV), Centro Administrativo. A cidade escolhida para sediar o evento, no rodízio mensal entre os municípios, foi Santa Maria, como deferência para a realização do Mês da Cultura. No encontro, as atividades foram divididas em duas partes: pela manhã o foco alcançou temas do turismo e pela tarde a prioridade dos debates ensejou a área cultural. Nessa edição estiveram presentes representantes das cidades de Faxinal do Soturno, Itaara, Formigueiro, Pinhal Grande, Dona Francisca, Cachoeira do Sul e Agudo.

A frase de Bob Marley, "Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura, é como uma árvore sem raízes” é definidora dos propósitos de resgate da memória cultural como prevalência da história regional foram reforçados pelos participantes da AM Centro, iniciativa articulada pelas cidades da região central do Rio Grande do Sul para debater alternativas para tornar a região referência em turismo e cultura.

Para o prefeito anfitrião, Cezar Schirmer o trabalho feito em conjunto torna a região central mais forte, uma vez que esta “é a região que tem maior potencialidade de expansão turística, pelas peculiaridades históricas de suas cidades e que, no entanto, demonstram uma carência de investimentos para despertar um espírito empreendedor de forma a aproveitar a riqueza de oportunidades, seja por governantes, seja pela população de maneira geral”, afirmou o chefe do Executivo santa-mariense.

Pela manhã, foi realizada a “Oficina de Nivelamento da Linguagem Técnica – ABC do Turismo” com a Secretária de Turismo de Santa Maria, professora Norma Moesch. A palestra apresentou conhecimentos essenciais sobre estratégias para se promover o nivelamento temático do turismo entre os municípios, de maneira que hajam procedimentos criativos e articulados para a atração e conquista de visitantes para estas cidades. Tão importante quanto atrai-los é fazer com que retornem e multipliquem as emoções que tenham vivenciado, dentro de uma máxima na qual o turismo a arte de vender felicidade.

A professora Norma relatou que esse conjunto de iniciativas está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e o Centro Universitário Franciscano, pelos seus respectivos cursos de Turismo, desde o início da gestão do Prefeito Cezar Schirmer, de um modo centrado e objetivo para posicionar a atividade “turismo” como uma ação de política pública regional. Para a secretária, “o esforço de congregar a região no entorno desse conceito é a pedra fundamental para que se construa uma política pública abrangente.”

O encerramento das atividades da manhã no auditório da SUCV contou com a apresentação do Grupo Coral Juvenil Rural do Distrito de Pains com a regência da Maestrina Enira Trindade. As crianças cantaram três músicas que exaltam Santa Maria e o Rio Grande do Sul. A Maestrina ressaltou que “o grupo foi formado em apenas três meses e já se conseguiu a proeza de superar a ansiedade  e realizar uma apresentação sob aplausos”.

Durante a tarde os dirigentes participaram da Oficina da Cultura – “Sistema Nacional de Cultura - SNC nos Municípios da AM Centro”. O workshop foi ministrado pela Consultora em Cultura, Socióloga e Produtora Cultural, Carla Pinheiro. A Secretária de Cultura, Marília Chartune observou que “a atividade é um apoio técnico necessário para que as cidades se insiram no Sistema Nacional de Cultura e que Santa Maria já está com o plano e o fundo enviados para que a cidade faça parte dessa iniciativa nacional”.

 

Texto: Franciele Marques (Acadêmica de Jornalismo)
Edição e revisão: André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial