Notícias
05/08/2014 05/08/2014 18h07m
Pesquisa desenvolvida pela FGV sobre potencialidade turística do município é apresentada formalmente

Nesta terça-feira (5), profissionais da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) realizaram a exposição técnica do Estudo e Índices de Competitividade Turística de Santa Maria, realizado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas em 2013. A apresentação foi realizada no auditório do Edifício João Fontoura Borges (SUCV). Participaram profissionais e representantes de entidades ligadas à área do turismo, empresários e integrantes da Secretaria de Município de Turismo. A secretária de Cultura, Marília Chartune, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Jaques Jaeguer, também participaram do encontro.
Ao abrir o encontro, o prefeito Cezar Schirmer deu as boas vindas aos participantes e reafirmou os esforços da gestão para a área do turismo, destacando os resultados positivos da pesquisa apresentada. “Manifestamos grande crença no futuro do turismo regional e reafirmamos nossa convicção de que Santa Maria tem todas as condições para se manter entre os quatro principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul”, enfatizou.
A pesquisa desenvolvida, chamada “Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos”, identificou que a cidade está em condições de competir com outros municípios brasileiros. O resultado apontou Santa Maria como destino turístico do Rio Grande do Sul e também do Brasil.
De acordo com a secretária de Turismo, Norma Moech, nesta ocasião, o assessor técnico da Secretaria do Turismo RS, Rafael Salton, realizou a apresentação formal dos resultados. “Tomamos conhecimento das conclusões da pesquisa em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em março. Hoje, recebemos a visita do Rafael para como forma de oficializar os resultados da pesquisa”, explica.
A visita do assessor técnico da Setur faz parte do cronograma de apresentação dos resultados da pesquisa realizada em diferentes municípios do Estado. Nestas ocasiões, além dos resultados técnicos, são discutidos os pontos de fragilidade e também os pontos positivos identificados em cada localidade. “Com base no estudo desenvolvido, discutimos aqueles pontos que se destacaram e quais necessitam de mais atenção, identificando pontos passíveis de superação”, comenta a secretária Norma.
A PESQUISA - Realizada pela Secretaria de Turismo do Estado em parceria com a FGV, a pesquisa foi aplicada em 29 municípios gaúchos no ano passado. As cidades escolhidas para participarem do estudo são pólos das 26 regiões turísticas que compõe o Mapa da Regionalização do Turismo no Rio Grande do Sul, considerado o Estado brasileiro que apresenta mais destinos estudados, seguido por Minas Gerais, com 11 municípios estudados.
ATRATIVOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO – Na pesquisa foram apontados os principais segmentos turísticos de Santa Maria como Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Cultural e Ecoturismo. Entre os atrativos da cidade estão listados o Parque da Universidade Federal de Santa Maria, a Estrada do Perau, o Vale do Menino Deus, a Catedral Metropolitana Imaculada Conceição, o Theatro Treze de Maio e o Museu Educativo Gama d’Eça, além de eventos programados como a Romaria de Nossa Senhora Medianeira, a Feira Industrial e Comercial (FEISMA) e a Expofeira Agropecuária de Santa Maria.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional