Inicial > Notícias > Fábrica do Natal: equipe trabalha em...

Notícias

28/07/2014 28/07/2014 17h25m

Fábrica do Natal: equipe trabalha em tempo integral na confecção dos adornos natalinos


Foto: João Alves

Em Santa Maria o Natal começa mais cedo. Desde o mês de abril, mais de dez pessoas já trabalham em tempo integral na preparação dos adornos que irão compor a decoração do Natal do Coração, promovido pela Prefeitura de Santa Maria. Os enfeites são confeccionados na Fábrica do Natal, instalada nos ginásios B e C do Centro Desportivo Municipal. A quarta edição da festa natalina, que enfeita o centro da cidade, as ruas do comércio e os principais prédios históricos, tem como tema “A Estrela é Você”.

Além da beleza das formas, do colorido e das luzes, o principal atrativo do Natal do Coração, que atrai milhares de turistas para a cidade, é a matéria prima dos enfeites, que remete à sustentabilidade e à consciência ecológica. Até o ano passado foram utilizados cerca de um milhão de garrafas pet doadas pela comunidade e por empresas locais. Para esta edição, a estimativa dos organizadores é que sejam necessárias mais 300 mil garrafas.

Quem visita a Fábrica de Natal já fica imbuído do espírito da festa, mesmo faltando cinco meses para a comemoração. A coordenadora de produção, Roselaine Dal Ponte, explica que a primeira etapa do trabalho consiste no reaproveitamento de enfeites do ano passado, como as bolas, luzes, trilhos de flores, portais, laços, velas e campanários. Os anjos estão sendo totalmente remodelados. E a estrutura metálica da Árvore de Natal, com 15 metros de altura, recebeu nova pintura.

Enquanto isto, há cerca de uma semana, os colaboradores também iniciaram a confecção das novas peças que vão predominar na decoração. No total serão 900 estrelas: pequenas, médias e grandes. Aproximadamente 10% destes adornos já estão prontos. Para que o Natal do Coração tenha sucesso a Fábrica de Natal conta com a doação semanal de garrafas pet da empresa CVI Refrigerentes e das escolas do município.

Mas, a ajuda da comunidade também é muito bem-vinda. A coordenadora geral do Natal do Coração, Carmen Pacheco, convida os santa-marienses a participar do evento com a doação de garrafas plásticas, material indispensável para a confecção dos adornos natalinos. As garrafas vazias podem ser entregues no Centro Desportivo Municipal (CDM) onde está instalada a Fábrica de Natal. “Pedimos preferencialmente garrafas verdes e brancas, limpas, lisas e sem rótulo”, explica.

A estrela é cada santa-mariense

Fazer de cada santa-mariense o protagonista de seu próprio Natal. Esta é a proposta da 4ª edição do Natal do Coração, que será inaugurado no dia 15 de novembro, com a solenidade do “Acender das Luzes”, na Praça Saldanha Marinho. Roselaine conta que o Natal deste ano vai ser muito especial, com muito brilho. “Cada morador da cidade vai se sentir uma estrela brilhando, este é o objetivo”, salienta a coordenadora. Roselaine acrescenta que os colaboradores também estão muito motivados. Nesta edição todos trabalham com metas diárias para a confecção das peças. “O pessoal vibra quando atinge e se sente motivado”, assegura.

Como nos anos anteriores, diversos locais da cidade estarão decorados com as peças produzidas na Fábrica de Natal. Destaque para as principais ruas de comércio, como Acampamento e Dr. Bozano, além do Viaduto Evandro Behr, Praça Saldanha Marinho, Calçadão Salvador Isaia, igrejas Catedral do Mediador e Catedral Metropolitana, Basílica da Medianeira e prédios históricos como sede da prefeitura (SUCV), Casa de Cultura, Theatro Treze de Maio, Shopping Independência, prédio do Banrisul e Caixa Econômica Federal.

São apoiadores do Natal do Coração:

Câmara de Vereadores, clubes de serviço (Rotary, Lions), E. C. Internacional de Santa Maria, entidades religiosas, empresas locais, Forças Armadas, IES, instituições financeiras, MAIS VAREJO, SINDILOJAS, SINDUSCON, ADCE, AJESM, associações de bairro, associação de catadores e recicladores, associação veículos de comunicação, AHTURR, Brigada Militar, CACISM, entre outras.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Alves

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial