Inicial > Notícias > Espaço Sabor do Coração, no Shopping...

Notícias

05/06/2014 05/06/2014 16h22m

Espaço Sabor do Coração, no Shopping Independência, oferece produtos coloniais produzidos na zona rural do município


Os santa-marienses que desejam consumir produtos coloniais fabricados no município, com segurança de origem e qualidade, já têm um endereço certo, e bem no centro da cidade. A Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Cooperativa Terra Santa e com a Emater inaugurou, na manhã desta quinta-feira (5), o espaço de comercialização “Sabor do Coração”, no Shopping Independência, localizado na Praça Saldanha Marinho. “Aqui é um espaço simbólico daquilo que nós mais queremos para o nosso município, fortalecer, ampliar e valorizar o que é produzido na zona rural”, disse o prefeito Cezar Schirmer, no ato de entrega do empreendimento.

No espaço Sabor do Coração, logo na entrada do shopping, o consumidor vai encontrar produtos de nove agroindústrias do município, todas formalizadas. Os produtos, entre eles laticínios, embutidos, massas, panificados, sorvetes, doces, sucos, vinhos e arroz orgânico, ostentam o Selo de Origem Sabor do Coração, que confere aos alimentos a garantia de que são fabricados em Santa Maria, com acompanhamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Emater. Todos os produtores também participam do programa Pró-Agroindústria, coordenado pela secretaria.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou a importância de incentivar a produção agrícola do município, uma vez que há uma grande evasão de recursos com a compra de produtos de fora de Santa Maria, que poderiam ser produzidos na cidade. “Desde o início de nosso governo começamos com os programas de estímulo à produção, com o propósito de reverter este quadro. E o resultado está aqui”, contatou o prefeito. “Quando nós tivermos uma produção significativa nós vamos fazer um Mercado Público Municipal”, projetou Schirmer.

O secretário Rodrigo Mena Barreto destacou a importância das parcerias, que permitiram a abertura do espaço, e agradeceu aos agricultores que acreditaram nos programas de incentivo. “Cada vez mais o produto colonial, produzido na agricultura familiar, é valorizado. E aqui está um espaço para o nosso produtor mostrar o que produz”, comemora o secretário. Menna Barreto ressalta ainda que o Selo de Origem, que é encontrado em todos os produtos, quer dizer que os alimentos foram produzidos respeitando as legislações sanitária e ambiental. “E o mais importante de tudo, diz que foi produzido por vocês”, aponta o secretário, se referindo aos novos comerciantes.

Ponto privilegiado e incentivo a novos produtores formalizados

O entusiasmo do presidente da Cooperativa Mista Agropastoril Terra Santa, Roger Leal de Ávila, dava a dimensão do significado do espaço para os produtores rurais, que hoje fazem parte da cooperativa. A entidade congrega mais de 30 produtores que participam dos programas de incentivo, da Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Este espaço é fundamental, significa uma janela para a população de Santa Maria ver o que está sendo realizado no interior do município”, destaca Ávila. O presidente acrescenta que é “inacreditável” ter um ponto privilegiado para comercializar produtos coloniais no centro da cidade. Ávila projeta que a meta é chegar a 40 agroindústrias formalizadas em Santa Maria. “E que isto sirva de estímulo para outros produtores e de orgulho para Santa Maria”, conclui.

Outro apoio importante para a concretização do espaço veio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. Em seu pronunciamento, o presidente da entidade, Célio Fontana, disse que “o sonho se tornou realidade” e enalteceu os programas desenvolvidos pela prefeitura. “Estes programas estão trazendo mais dignidade para os homens e as mulheres do campo”, atesta Fontana.

Antes do corte da fita inaugural, o presidente da Cooperativa Terra Santa, Roger Ávila, ofereceu ao prefeito Cezar Schirmer uma cesta de produtos expostos no espaço de comercialização. O empreendimento também recebeu a benção do pastor João Leonel. Também prestigiaram a solenidade, o gerente do escritório municipal da Emater, Luiz Mário Perlin, as vereadoras Marta Zanella e Sandra Rebelato, subprefeitos dos distritos de Santa Maria e secretários de município, entre outras autoridades.


Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Vilnei
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial