Inicial > Notícias > Parceria entre acadêmicos da UFSM...

Notícias

01/04/2014 02/04/2014 14h23m

Parceria entre acadêmicos da UFSM e Iplan promove ferramenta no combate à dengue


A preocupação com a saúde da comunidade deve atingir todas as camadas e setores da cidade. Á exemplo disso, os acadêmicos do curso Tecnólogo em Geoprocessamento da UFSM Jonatas Aimon e Matheus Ziegler, desenvolveram uma proposta de Plano de Contingência – projeto que auxilia no controle de focos do mosquito da Dengue através da Geotecnologia. A execução do Plano visa facilitar o trabalho realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS). A apresentação da proposta aconteceu na quinta-feira (28) e foi promovida pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN).

O projeto consiste no mapeamento das informações já existentes e a delimitação das zonas suscetíveis na cidade, com base em um software livre para estruturar o compilado de todas as informações coletadas. Tal processo viabiliza a execução da plataforma digital, além de facilitar a procura dos pontos onde o mosquito se instala. O georreferenciamento tornaria mais efetiva a busca de informações e o gerenciamento das inspeções que a Vigilância executa semanalmente.

A iniciativa surgiu quando Aimon, atual estagiário do setor de Geoprocessamento do IPLAN, apresentou o projeto desenvolvido por ele e seu colega aos seus supervisores do Instituto. A proposta foi incentivada pelo IPLAN que mediou o diálogo entre os acadêmicos e a VAS.

A apresentação foi assistida pelo médico veterinário e coordenador técnico da Vigilância, Carlos Flávio Barbosa da Silva e pelo geógrafo, também da VAS, Alex Pinheiro. Além destes, estiveram presentes a geógrafa Rosana Trevisan, o engenheiro agrônomo Antão Moreira, técnicos do setor de Geoprocessamento do IPLAN, e a engenheira florestal Analissa Pase do Prado, estagiária da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM).

Ao término da apresentação os técnicos aprovaram a proposta e propuseram o início das atividades para o mês de abril. O segundo encontro acontece nesta quarta-feira (02) na sede da Vigilância Sanitária, para que os jovens conheçam o trabalho já realizado pelo órgão e sua sistemática de funcionamento. O projeto será supervisionado pelo IPLAN.


Texto e foto: Acadêmica de Jornalismo Natalia Apoitia
Jornalista responsável: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial