Inicial > Notícias > Saúde do trabalhador vai ser discutida...

Notícias

27/03/2014 27/03/2014 17h37m

Saúde do trabalhador vai ser discutida em pré-conferência municipal. Inscrições já estão abertas


 

O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria realiza, nos dias 4 e 5 de abril, a Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador. A atividade acontece no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra), prédio 13, na Rua Silva Jardim, nº 1175. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link. Nos dias do evento também será possível realizar inscrição no local.

A conferência é a oportunidade de discutir e definir prioridades para o estabelecimento de políticas públicas na área de Saúde do Trabalhador e mecanismos para aplicação destas políticas. No Rio Grande do Sul, no mês de junho, acontece a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Porto Alegre. Já a etapa nacional das discussões acontece em novembro, na capital federal, Brasília.

O evento é preparatório para a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser realizada nos dias 11 e 12 de abril. A região de Santa Maria, pertencente a 4ª Região Sanitária, somada a 10ª região, com sede em Alegrete, compõem a Macrorregião Centro-Oeste.

A Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador conta com apoio da Secretaria de Município da Saúde na organização, programação e infraestrutura. Confira a programação:

04/04/2014
19h – Credenciamento

19h30 – Solenidade de Abertura
Mesa de abertura
César Augusto Schirmer (Prefeitura); Ilma Sra Rosa Maria Wolff (Conselho Muncipal de Saúde - CMS); Dra Vânia Fighera Olivo (Secretaria de Município da Saúde -SMS)

20h às 20h30 – Conferência de Abertura
Panorama atual da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
Dra. Claudia Maria Perrone

20h 30m às 22h – Mesa Redonda
Construindo a Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Representante dos Trabalhadores (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Trabalhadores Municipários de Santa Maria), Dra. Vânia Fighera Olivo (SMS), Rosa Maria Wolff (CMS), Alfredo Lameira (Comissão Organizadora)


05/04/2014
8h30 às 10h30 – Grupos de trabalho para a construção das propostas com seguintes eixos norteadores:

1. Diagnóstico dos Determinantes e Condicionantes Sociais da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
2. Desenvolvimento Socioeconômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
3. Fortalecimento da Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
4. Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da Integralidade nas três esferas de governo;
5. Financiamento da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Município, Estado e União).

10h30 às 12h30 – Plenária e encaminhamentos finais

 

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Foto: Divulgação
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial