Inicial > Notícias > Prefeito Schirmer prestigiou a tradicional Festa...

Notícias

16/01/2011 16/01/2011 19h27m

Prefeito Schirmer prestigiou a tradicional Festa de Santo Antão neste domingo (16)


Neste domingo (16), a comunidade da zona Norte da cidade realizou a tradicional e já consagrada Festa de Santo Antão. As festividades religiosas reuniram milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de contemplar as belezas naturais da região, desfrutar de feiras de produtos coloniais e artesanatos e celebrar ao Santo. A festa, que é promovida pelo Conselho da Paróquia, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Sub-Prefeitura de Santo Antão.

Para o prefeito Cezar Schirmer, que prestigiou a festa junto ao vice José Hadair Farret, as comemorações aproximam a comunidade. “É uma grande alegria ver as pessoas mobilizadas e unidas. Essa é uma grande manifestação religiosa”, comenta Schirmer. Ele destaca, também, o apoio do Executivo. “É sempre muito bom apoiar e incentivar o turismo da região, dos Distritos. Ver tanta gente circulando por aqui é muito satisfatório”, antecipa.

O sub-prefeito de Santo Antão, Paulo Vanderlei Dalla Possa, ressalta que toda a verba arrecadada é investida em obras e melhorias no local e na própria festa. “Já reformamos o salão inteiro. Agora queremos reformar a churrasqueira, ampliar o salão e revitalizar a igreja”, anuncia. Dalla Possa ainda exalta a importância do evento para o Distrito. “As comemorações representam muito para a região, pois além de ser uma festa religiosa, é um atrativo turístico muito importante. Temos um potencial turístico muito grande”, afirma.

Os comerciantes Erasmo Pedro Borin e Roseli Terezinha Rampelotti, que trabalham na festa há seis anos como expositores, contam que vale a pena vender os produtos durante o dia no local. “Além de aproveitar a festa e rever alguns amigos, algumas pessoas da comunidade, nós conseguimos vender os nossos produtos. É muito bom, vale a pena”, acentua. Já a aposentada Alélia Flores, de 69 anos, é freqüentadora assídua da celebração. “A Festa de Santo Antão sem subir o serro, não é Festa de Santo Antão. Todos nós temos que subir. Quem tem fé, consegue o que quer”, desabafa.

As comemorações em homenagem ao Santo padroeiro do Distrito começaram no dia 9 de janeiro com a descida da imagem da ermida para a Capela de Santo Antão. Durante a semana santa, a imagem do Santo retorna ao alto do serro, após participar da encenação da Via Crucis.


Programação:

A festa, que iniciou por volta das 9h da manhã, foi oficialmente aberta às 10h com a missa festiva celebrada pelo Bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert e pelo Pároco da Igreja do Rosário, Padre Rubem Natal Dotto. Em seguida, foi realizada uma procissão no local para, às 12h, ser servido o almoço. À tarde, outra missa foi rezada às 14h30.


Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial