Inicial > Notícias > Luz, Câmera e Educação Fiscal: Santa...

Notícias

20/12/2013 20/12/2013 17h29m

Luz, Câmera e Educação Fiscal: Santa Maria têm três curtas premiados em concurso de âmbito nacional


Na manhã desta sexta (20), às 10h, foi realizada a cerimônia de premiação do Concurso "Luz, Câmera e Educação Fiscal", promovido pela Prefeitura de Santa Maria, com realização do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e Secretaria da Receita federal do Brasil. Lançado em junho deste ano, o Luz, Câmera e Educação Fiscal é um concurso nacional que visa à seleção de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre a disseminação da Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos.

O evento aconteceu por videoconferência nas delegacias e inspetorias da Receita Federal do Brasil, em 12 cidades do Rio Grande do Sul, na Delegacia de Fiscalização em São Paulo, na Delegacia da Receita Federal do Brasil no Rio de Janeiro II (Barra da Tijuca), em Recife, na Divic/7ª RF, na Divic/4ª RF e na Coordenação Geral de Atendimento e Educação Fiscal, em Brasília.

Em Santa Maria, a premiação ocorreu na Delegacia da Receita Federal e contou com a participação do secretário de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil; da assessora de Governo Municipal, Maria Elena Varela de Oliveira; da agente fiscal da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria, Ivanice Zanini Schultes; da delegada adjunta da Receita Federal de Santa Maria, Vera Antoniazzi; representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), além dos estudantes que estavam concorrendo aos prêmios.
A divulgação dos vencedores em Santa Maria foi anunciada pela coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, e pelo delegado da Receita Federal do Brasil, Araquém Ferreira Brum. O delegado destacou a satisfação em premiar três curtas de universitários de Santa Maria e observar a alegria dos vencedores presentes no evento. “Demonstra a qualidade da formação acadêmica e a criatividade dos futuros profissionais que aqui serão graduados”, disse Araquém.

O coordenador de Educação Fiscal e Memória Institucional de Brasília, Antonio Henrique Lindemberg Baltazar, salientou a importância das parcerias entre as instituições e destacou a relevância dos universitários falarem sobre Educação Fiscal, pois logo estarão presentes no mercado de trabalho e serão profissionais mais éticos. Baltazar também elogiou o concurso. “Parabéns pelo bonito projeto, é uma grande realização, verdadeiramente um grande projeto envolvendo o público universitário. Tenho certeza que colheremos bons frutos com esta aproximação com as universidades e, por consequência, com os universitários”, declarou o coordenador.

O secretário das Relações de Governo e Comunicação da Prefeitura de Santa Maria também se manifestou, e ressaltou a sua satisfação de saber que a cada dia que passa tanto a parceria entre os órgãos, como o Programa de Educação Fiscal, ganha corpo e se renova. “O evento desta manhã mostra a maturidade do projeto e a esperamça de dias mais criativos, ligando a intenção de destinar e qualificar os recursos para bem comuns, como acreditar que um outro mundo é possível. Para tanto, temos orgulho de saber que um caminho já esta sendo trilhado”, elogiou o secretario Rogério Assis Brasil.

Um dos idealizadores do concurso, atual delegado da Receita Federal do Brasil de Porto Alegre, Alexandre Rampelotto, relatou a sua satisfação em ter participado da equipe que organizou esse concurso. Segundo ele, uma tarefa desafiadora por se tratar da primeira experiência com um projeto que buscou atingir estudantes das universidades de todo o Brasil. “Os resultados foram excelentes, e o aprendizado fará com que a nova edição tenha seu alcance ampliado. O segredo disso tudo é a atuação integrada dos diversos atores envolvidos, com destaque para a organização do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria, constatou Rampelotto.

A chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Fereral, Maria Angélica Flores Orth, considerou o evento excelente. Para ela, a discussão no meio acadêmico da função social e econômica dos tributos faz com que os conceitos de tributação e a relação entre Estado e sociedade sejam inseridos no cotidiano dos alunos. “Essa aproximação é fundamental”, exalta Maria Angélica.

A coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, destacou a importância da Educação Fiscal para a formação de cidadãos mais participativos e atuantes na luta contra a corrupção, a sonegação e a má aplicação dos recursos públicos. Rosaura também salientou o valor de oferecer uma atividade voltada para o público universitário, uma vez que o PMEF iniciou seu trabalho em 2002 com foco nas escolas municipais, estaduais e particulares e, em 2010, começou algumas atividades com as universidades. “Foi um grande desafio realizar esse projeto, mas com o apoio das parcerias e a adesão dos universitários o Concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal só tem a crescer, finalizou a coordenadora.

O concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal também conta com o apoio das secretarias de município da Educação (Smed) e de Finanças (SMF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.

Clique aqui e assista aqui os vídeos

Confira a classificação dos vencedores do Luz, Câmera e Educação Fiscal

1° lugar - Fazenda Solidária – UNIFRA – Santa Maria/RS
Universitários: Lucas Silva da Costa, Gabriella Cargnelutti, Lizielle Rosa, Eduardo Marchi, Daniel Quartiero e Professora Orientadora: Michele Kapp Trevisan
2° lugar – O que são tributos? – UNISC – Santa Cruz
Universitários: Daiana Stockey Carpes, Thamires Waechter, Jonatan Trindade, Luís Gustavo Finger de Oliveira, Laura Gomes e Professor Orientador: José Rocha Saldanha
3° lugar - Educação Fiscal: O que os universitários pensam - UFSM- Santa Maria/RS
Universitários: Jairo Silveira Genro Neto, Hedley Lemos, Francine Nagel, Breyner Kramatschek, Fabiane Costa e Professor Orientador: Marcelo Hoss
4° lugar -Contribuir pra quê? – UFPE – Carpina/PE
Universitários: Hudson Ramos Santos das Chagas, Marcílio Pereira da Silva Júnior, Sandokan da Silva Xavier, Ubirajara Almeida da Silva Júnior, Anderso Michel da Silva Barros e Professor Orientador: Profª Drª Adriana Maria Andrade de Santana
5° lugar - Tributação – UFSM- Santa Maria/RS
Universitários: Jairo Silveira Genro Neto, Hedley Lemos, Francine Nagel, Breyner Kramatschek, Fabiane Costa e Professor Orientador: Marcelo Hoss

Menção Honrosa
Educação Fiscal - Cruz Azul – São Paulo
Fábio Alessando Affonso Antonio, Paula Libretti do Gando, Arianne Lúcio Rodrigues, Luana Gomes Martins, Luciana Teixeira de Freitas.
Menção Honrosa
Qual a verdadeira função do tributo? – UNISC – Santa Cruz
Jairo Silveira Genro Neto, Hedley Lemos, Francine Nagel, Breyner Kramatschek, Fabiane Costa e Marcelo Hoss
Menção Honrosa
Um Craque Brasileiro – Estácio de Sá – Rio de Janeiro
Wanderson Amorim e Gisele Barreto Sampaio



Texto: Acad. Pâmela Batú/ Edição: Jornalista Vera Jacques
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial