Inicial > Notícias > Santa Maria recebe primeira etapa do...

Notícias

11/12/2013 12/12/2013 09h31m

Santa Maria recebe primeira etapa do Tecnoparque. Prefeito participa da inauguração, nesta quinta (12)


Santa Maria recebe, nesta quinta-feira (12), um empreendimento que será um propulsor para o desenvolvimento econômico e industrial do município. Às 18h, será inaugurada a primeira etapa do Tecnoparque, localizado em uma área de cerca de cinco hectares no Distrito Industrial (DI), na região Oeste da cidade. A solenidade contará com a presença do governador Tarso Genro, do prefeito Cezar Schirmer, da coordenadora do Tecnoparque, professora Nilza Zampieri, equipe gestora, representantes de entidades empresariais e do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outras autoridades.

Durante o ato de inauguração serão anunciadas oficialmente as 10 primeiras empresas que instalarão suas sedes no local, entre elas, a Krauss Maffei-Wegmann (KMW) do Brasil, gigante alemã com sede na cidade. Para o prefeito Cezar Schirmer, um grande incentivador do empreendimento e responsável pela vinda da KMW para a cidade, o Santa Maria Tecnoparque será um divisor de águas para o desenvolvimento do município. “O Tecnoparque vai aproveitar todo o potencial de conhecimento gerado em nossa cidade e, com isto, disseminar a cultura empreendedora no município”, disse Schirmer.

O Parque tecnológico abrigará as empresas associadas com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho. O empreendimento, composto de dois blocos, terá auditório, salas de reuniões, equipamentos audiovisuais à disposição e espaço para lancherias e restaurantes. Além dessa estrutura genérica, o Tecnoparque também prevê a montagem de laboratórios de acordo com as necessidades das empresas. O empreendimento reunirá empresas com ênfase nas áreas de educação; cultura; desenvolvimento institucional; pesquisas científicas; capacitação e aperfeiçoamento; ecologia, defesa, biodiversidade e sobretudo, tecnologia da informação, as chamadas TI.

Um marco no desenvolvimento do município

Para o secretário de município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Jaques Jaeger, o Parque Tecnológico é uma marco para o desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que dá uma dimensão diferenciada das possibilidades de investimentos de novas empresas em produtos e serviços de base tecnológica, que são grandes geradoras de emprego e renda para o município. “Além disso, será um local único para o desenvolvimento de novas tecnologias, através de pesquisas inovadoras, como por exemplo, o Centro de Simulação, que será implementado dentro do Tecnoparque”, ressalta Jaeger.

A construção do Tecnoparque de Santa Maria foi possível através de uma parceria entre a prefeitura, UFSM, e entidades empresariais. O município investiu cerca de R$ 3,5 milhões, com recursos do Banco Mundial.

Infraestrutura para acesso ao Parque Tecnológico

Nesta quarta-feira (11) a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, acelerou o trabalho de pavimentação da Avenida Pedro Cezar Saccol, no Distrito Industrial, que dá acesso ao Santa Maria Tecnoparque.


Texto: Jornalista Vera Jacques
Foto: Vitor Mirailh
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial