Inicial > Notícias > XXI Tertúlia Nativista: montagem da estrutura...

Notícias

27/11/2013 28/11/2013 11h40m

XXI Tertúlia Nativista: montagem da estrutura está na reta final. Retirada de ingressos inicia nesta quinta


Lonão, que vai abrigar cadeiras e praça de alimentação, já está montado. Equipe trabalha na instalação do palco e equipamentos de som/Foto: João Alves

Começa a contagem regressiva para Santa Maria receber um dos maiores festivais nativistas do interior do Estado. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, trabalha em ritmo intenso para a realização da XXI Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, que acontece da próxima sexta-feira ( 29) até domingo (1º), no espaço da Gare da Viação Férrea, às 21h. O festival conta com o apoio do CPF Piá do Sul, Associação Tradicionalista Estância do Minuano e 13ª Região Tradicionalista.

Na última semana a Comissão Organizadora já divulgou a programação atualizada para os três dias do festival, com as músicas que serão apresentadas em cada noite e os respectivos intérpretes. (Confira anexo). Para quem deseja acompanhar o festival, inicia nesta quinta-feira (28), a distribuição antecipada dos ingressos, que podem ser retirados gratuitamente, na Casa de Cultura, localizada na Praça Saldanha Marinho, ou na sede da Secretaria de Cultura, situada na Gare da Viação Férrea. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser trocados por 1 Kg de alimento não perecível, que será doado ao Gabinete da Primeira Dama para o atendimento de famílias carentes.

A instalação da estrutura que vai abrigar o festival também está sendo intensificada. Encerrou na manhã desta quarta-feira (27) a montagem do lonão, que irá abrigar 1.500 cadeiras, destinadas ao público. Também já está em fase de instalação o palco, os equipamentos de sonorização e a praça de alimentação, que irá fornecer bebidas e lanches. A previsão da comissão organizadora é que estas estruturas estejam prontas até a manhã desta quinta. Os organizadores informam ainda que o acesso ao estacionamento para quem possui credencial (músicos, imprensa, convidados e autoridades) será no final da Rua Manoel Ribas, na Vila Belga.

A secretária de Município da Cultura, Marília Chartune Teixeira, tem uma expectativa bastante positiva para esta edição da Tertúlia. Marília convida o público para que prestigie o festival, que é um dos maiores do interior do estado e tem tradição em revelar grandes talentos da música nativista. A secretária ressalta que será respeitado o horário de início das apresentações, marcado para as 21h, portanto, Marília recomenda ao público que se dirija com antecedência para a Gare.

Três dias de disputa pelo Troféu Minuano e shows

Além da apresentação das músicas concorrentes, o público também será brindado com shows de artistas consagrados. Na primeira noite (29) o show de abertura será o lançamento do CD “Coração do Rio Grande- Uma Canção para Santa Maria”, de Osvaldo Medeiros e o Grupo Terra Santa. Na segunda noite, dia 30, tanto o show de intervalo quanto o de encerramento ficarão a cargo de Érlon Péricles e Grupo. Já no domingo, 1º de dezembro, antes do anúncio do resultado e entrega da premiação, o Grupo Raízes apresenta uma Retrospectiva dos 20 anos da Tertúlia Musical Nativista.

Neste ano, as 20 composições selecionadas para a fase classificatória, pela Comissão Julgadora (confira abaixo), serão divididas em duas eliminatórias, nos dias 29 e 30 de novembro, com a apresentação de 10 canções em cada noite. Após a eliminatória do segundo dia serão divulgadas as 14 músicas que, em apresentação final na noite de domingo, dia 1º de dezembro, concorrerão à premiação oferecida pelo festival e estarão automaticamente no CD e DVD da XXI Tertúlia Musical de Santa Maria. O prêmio principal, para o primeiro lugar, o Troféu Minuano, receberá a importância de R$ 6 mil.

De um total de 737 músicas inscritas, nesta edição do festival, a Comissão Julgadora selecionou 20 canções de diferentes ritmos (milonga, canção, chamamé, toada canção, chamarra, polca, milonga arrabalera, tango e chaia-retumbo). Além de Santa Maria, concorrem autores dos mais diversos municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Porto Alegre, Bagé, Guaporé, Júlio de Castilhos, Santana do Livramento, São Lourenço do Sul, Alegrete e Uruguaiana.

A Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria foi realizada pela primeira vez em 1980. A partir deste ano foram realizadas 17 edições consecutivas. Após, ficou parada por doze anos, até ser retomada em 2010, pela atual administração municipal. “Esta é a quarta edição depois de ficar parada por 12 anos”, confirma umas das organizadoras, Oristela Alves. O festival tem por objetivo oportunizar manifestações artístico-culturais, promovendo a integração e troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes, de forma a projetar Santa Maria como importante polo cultural, educacional, turístico e econômico do estado do Rio Grande do Sul. A Tertúlia também busca incentivar e fomentar o surgimento de novos talentos poético-musicais e valorizar os já consagrados, além de reafirmar a importância da preservação e divulgação da identidade cultural gaúcha, através da música.

As composições classificadas para a final receberão, a título de direitos autorais e direito de arena, a importância adicional de R$ 500. Este valor somente será pago após a gravação da música, com a anuência do Produtor Musical. Da mesma forma, todas estas composições serão gravadas em Santa Maria, ao vivo ou em estúdio, durante a realização do festival.

Comissão Julgadora

• Adair de Freitas
• Carlos Omar Villela Gomes
• Francisco Alves
• Júlio Pereira
• Nenito Sarturi
• Tuny Brum
• Humberto Gabi Zanatta


*Confira a Programação completa no anexo

Texto: Jornalista Vera Jacques
 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial