Inicial > Notícias > Prefeito assina convênio com Embrapa e...

Notícias

13/11/2013 13/11/2013 20h15m

Prefeito assina convênio com Embrapa e Ministério da Agricultura para elaboração de estudo sobre clima e solo de Santa Maria


Fortalecer as políticas de incentivo à produção primária e elaborar um profundo diagnóstico do solo e do clima de Santa Maria. Estes foram os objetivos do prefeito Cezar Schirmer ao assinar um convênio com o Ministério da Agricultura e com a Embrapa Clima Temperado, na tarde desta quarta-feira (13), para a elaboração de um zoneamento edafoclimático do município. Deste estudo resultará um mapa que servirá como base de instrumento para a formatação de novas políticas públicas de desenvolvimento rural.

Para o chefe do Executivo, o mapeamento do solo e do clima será um importante instrumento de atração de novos investimentos. “Tenho certeza que este levantamento vai nos permitir conhecer a realidade do solo de Santa Maria, que é diferenciado, e oferecer àqueles que querem e acreditam na possibilidade de investimentos, na área da produção primária, ter conhecimento pleno da nossa realidade”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, ressaltou a importância do zoneamento para a racionalização da produção agrícola no município. “Santa Maria realiza, em nível de país, o primeiro projeto que vai fazer um zoneamento de clima e de solo, e de exigências das culturas. Isso, além de racionalizar a produção agrícola, servirá também para a atração de investimentos”, enalteceu. Rocha também lembrou a participação do ex-ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na elaboração do programa.

A elaboração do zoneamento, que será desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), consiste na coleta e análise de amostras de solo de todo o território do município, por áreas específicas, cruzamento dos resultados com outras informações, como relevo, posição geográfica, vegetação, hidrografia, entre outros, que resultará nas características do solo e do clima. Previsto para iniciar em dezembro deste ano, o estudo levará cerca de um ano para ser concluído.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, o secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e o vereador Cezar Gehm, que representou o Poder Legislativo, compuseram a mesa junto ao prefeito e ao secretário do Ministério. O chefe de Gabinete, Ony Lacerda, os secretários de Município de Meio Ambiente, Antonio Carlos Lemos, e de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, e representantes de sindicatos, conselhos e associações rurais também participaram da solenidade.

Convênio para criação do Pátio de Integração Rural foi assinado

Outro convênio assinado entre a prefeitura e o Ministério da Agricultura diz respeito ao programa Pátio de Integração Rural. A iniciativa, que será coordenada pelas secretarias de Município de Desenvolvimento Rural e Turismo, visa dar visibilidade às produções agrícolas e agregar valor aos produtos locais.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Vitor Miraihl 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial