Inicial > Notícias > Prefeito recebe estudo sobre nevoeiros. Pesquisa,...

Notícias

29/10/2013 29/10/2013 17h05m

Prefeito recebe estudo sobre nevoeiros. Pesquisa, elaborada pela UFSM, indica ponto mais adequado para novo aeroporto


Prefeito agradeceu ao reitor pelo apoio na elaboração do estudo / Foto: João Alves

O prefeito Cezar Schirmer recebeu das mãos do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Muller, o “Mapa de Probabilidade para Ocorrência de Nevoeiro na Região Centro do Estado”, na manhã desta terça-feira (29). O estudo, solicitado pelo chefe do Executivo à instituição de ensino, é a primeira etapa do planejamento para a implantação de um novo aeroporto na cidade. “Para enfrentarmos um problema, temos que conhecê-lo. E é isso que estamos fazendo”, salientou Schirmer.

A intenção, de acordo com o prefeito, é desenvolver novos estudos para que sejam verificados os melhores pontos para a Plataforma Logística Multimodal. Entretanto, a pesquisa meteorológica de nevoeiros é o primeiro passo deste processo. “Este estudo é muito importante. Ele vai nos indicar o local mais apropriado para a implantação de um aeroporto na cidade do ponto de vista da neblina, do nevoeiro, mas temos que ter outras pesquisas tão importantes quanto esta, como a dos ventos”, explicou Schirmer.

O chefe do Executivo agradeceu o apoio da universidade para a elaboração do estudo. “O reitor, generosamente, subvencionou este estudo, tirando qualquer ônus financeiro da prefeitura. Somos muito gratos à universidade e ao Gruma”, enalteceu. Schirmer lembrou o esforço do poder público para aproximar a cidade do Centro do país. “Já de algum tempo, estamos trabalhando para dotar Santa Maria de um transporte aéreo. Sabemos que um dos grandes problemas da região Sul é a questão dos nevoeiros”, comentou.

A pesquisa, desenvolvida pelo Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma) e apresentada ao prefeito pelos professores do Departamento de Física da UFSM, Vagner Anabor e Franciano Scremin Puhales, apontou que, do ponto de vista do nevoeiro, a região mais apropriada em Santa Maria para a implantação do aeroporto é na RS-287, em direção a São Pedro do Sul. O estudo diagnostica, ainda, que 68% das condições de tráfego aéreo estão associadas ao nevoeiro e a “teto baixo”.

O reitor Felipe Muller enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Gruma. “Espero que este seja, realmente, um marco para a universidade. Com certeza, estaremos juntos com a prefeitura neste processo”, sintetizou. Para o comandante da Base Aérea de Santa Maria (BASM), David Alcoforado, estes estudos vão auxiliar a instituição em novas propostas. “Estas pesquisas podem auxiliar a Base nas políticas públicas do setor”, resumiu.

O encontro contou com a presença do vice-reitor da UFSM, Dalvan José Reinert, do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, do capitão da Base Aérea, Paulo Estivalete, do secretário de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, e de professores da universidade.

Pesquisa analisou o histórico do nevoeiro na região

O estudo, que levou cerca de seis meses para ser desenvolvido, partiu da pesquisa e compilação de dados meteorológicos da região nos últimos 10 anos, entre janeiro de 2003 e dezembro de 2012. A partir deste levantamento, o Gruma criou o mapa de probabilidade para ocorrência de nevoeiro da região central do Rio Grande do Sul. “Do ponto de vista do nevoeiro, Santa Maria está em uma área intermediária”, esclareceu o professor do Departamento de Física, Vagner Anabor.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial