Inicial > Notícias > Mais de 700 professores e gestores...

Notícias

22/10/2013 22/10/2013 21h08m

Mais de 700 professores e gestores participam, em Santa Maria, do Curso de Formação em Educação Inclusiva, até a próxima sexta (25)


Garantir ações efetivas para o acesso, permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola, sobretudo àqueles com algum tipo de deficiência, é um desafio constante para os professores e gestores das escolas municipais. E, nesse sentido, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed) promove, a partir desta terça (22) até a próxima sexta (25), o 9º Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Nesta edição, o curso apresentará palestras, mesas redondas e workshops com o tema “O Currículo na Perspectiva da Educação Inclusiva: Cenários Atuais e Práticas Pedagógicas Integradas”.

A abertura oficial do evento foi na manhã desta terça, no Itaimbé Palace Hotel, com a participação de cerca de 750 educadores de Santa Maria e de municípios da Região. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Cezar Schirmer; a secretária interina de Educação, Silvana Guerino; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Jocele kantorsky; a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) , Simone Coradini; o coordenador da Educação Inclusiva da Smed, Arlei Peripolli; a coordenadora do Sindicato dos Professores Municipais, Marta Najar, entre outras autoridades.

Em sua fala de abertura, o prefeito Cezar Schirmer saudou a todos os professores presentes, que lotaram o salão de eventos do Hotel Itaimbé, e fez uma declaração de agradecimento pelo que tem percebido nas escolas que visita. “Tenho visitado as escolas do município e, em geral, me surpreendo e me encanto. Anos atrás, quando víamos alguém com alguma deficiência, víamos alguém escondido, excluído. Agora, ao contrário, encontro crianças tratadas com carinho, amor, respeito e dignidade.”, elogiou Schirmer. O prefeito foi além, deu seu testemunho e reconhecimento em nome de milhares de pais santa-marienses e da região. “Trago meu agradecimento ao tratamento digno que é dispensado a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, ressaltou o chefe do Executivo.

Segundo dados da Smed, no contexto de 20 mil alunos, a Rede Municipal de Ensino atende 1.400 crianças inclusas, em classes regulares, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Todos têm algum tipo de deficiência ou transtorno, e fazem uso das 48 Salas de Recursos Multifuncionais. Este cenário ratifica a importância do evento, que representa, segundo a secretária Silvana Guerino, uma grande ação na Educação. “A gente está vendo uma caminhada muito significativa na questão da inclusão das crianças na Rede de Ensino Municipal”, atesta a secretária.

Na opinião da secretária, há um constante crescimento desta demanda, por esta razão é necessário trabalhar e qualificar os professores, e também os educadores especiais, para garantir a aprendizagem destas crianças. “Precisamos, também, garantir um trabalho voltado para as características que estas crianças e jovens apresentam no cotidiano da sala de aula, características físicas, intelectuais, sensoriais e também características de caráter puramente social, que precisam de um atendimento educacional especializado”, explica Silvana. A secretária acrescenta ainda que a educação das crianças e jovens com deficiências, nos últimos anos, se configura numa história de lutas e avanços. “Mas muito ainda temos que fazer. Acima de tudo, é uma questão de direitos humanos, que se configura em um grande desafio para nós”, conclui a secretária.

As escolas municipais trabalham desde 2008 com o processo de inclusão, explica o coordenador da Educação Inclusiva da Smed, Arlei Peripolli. Neste sentido, Peripolli afirma que as escolas e os professores têm que estar preparados e qualificados para atender a esta clientela. “Esta diversidade, que hoje está presente na nossa sala de aula”, argumenta. Sobre o evento, o coordenador adianta que a programação será variada, com conferências, painéis, mesas redondas, e um dia somente voltado para oficinas práticas, para todas as áreas, desde a Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Anos Iniciais e Anos Finais. “São muitas situações concretas de aprendizagem”, confirma o coordenador.

Conferência com professor da UFRGS abriu os trabalhos do dia

Logo após a fala das autoridades, e a abertura oficial do IX Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva, foi a vez da conferência de inicial. O professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Antônio Carlos Castrogiovanni, ministrou a palestra “Currículo integrado: caminhos e perspectivas para a construção de uma educação inclusiva”. Castrogiovanni elogiou a participação e a fala do prefeito Cezar Schirmer. “Aí vocês têm uma ideia do que é a educação em uma administração”, constatou.

O professor contou um pouco de sua trajetória profissional, inclusive com vínculos profissionais em Santa Maria, e disse que começou a se preocupar com inclusão, na década de 70, quando ainda nem se falava sobre o assunto. “Antes as diferenças eram silenciosas, hoje, são perturbadoras. E nem sempre conseguimos trabalhar com as diferenças com absoluta coerência”, disse Castrogovanni. No decorrer da sua palestra o professor abordou questões relativas ao processo de globalização, sobre os valores do mundo globalizado. “Que valoriza muito mais a estética do que a ética, o que termina dificultando a inclusão”, constata o palestrante.

Os trabalhos continuaram à tarde, com apresentações artísticas das escolas do município e a Mesa Redonda: Ensino Inclusivo: desafios metodológicos e produção de conhecimento, com as professoras doutoras Fabiane Romano Bridi e Eliana de Menezes , da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professora doutora Silvia Maria de Oliveira Pavão. A mesa foi mediada pela professora Priscila Turchiello (UFSM/SMED). A quarta-feira (23) será dedicada a Oficinas Pedagógicas: Interlocuções Teórico/Práticas, na EMEF CAIC e Núcleo Núcleo Infantil Luizinho de Grandi, 8h30 às 11h30 e das 13h30min às 17h. (Confira toda a programação no folder em anexo)
 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Alves
 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial