Inicial > Notícias > Iluminação pública: população de Santa Maria...

Notícias

07/10/2013 07/10/2013 17h30m

Iluminação pública: população de Santa Maria dispõe de teleatendimento para solicitação de conserto da rede


Conserto é feito em 24 horas após o pedido ser protocolado

Alvo de duras críticas ao longo de muitos anos, a manutenção da iluminação pública em Santa Maria, não é mais um problema. Em 2010 a prefeitura implantou na cidade o Programa Minha Luz, com a contratação de uma empresa, por meio de licitação pública, para realizar o trabalho de conserto da rede. O serviço é mantido com recursos arrecadados pela Contribuição para Iluminação Pública (CIP), aprovada pela Câmara de Vereadores, no final de 2009.

Por meio deste programa, a população tem duas maneiras de solicitar a manutenção e protocolar o pedido de conserto da iluminação pública. A primeira é ligando diretamente para o teleatendimento da empresa MJ Medeiros, por meio do telefone 32125394, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O registro também pode ser online, no site da prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br), no banner “Minha Luz”. Em ambos os casos, o contribuinte deve informar a localização exata do ponto, com uma referência, seus dados de identificação e telefone para contato.

De acordo com o contrato firmado com a prefeitura, a partir da data do protocolo, a empresa tem 24 horas para realizar o conserto, caso contrário fica sujeita à multa. Este prazo pode ser estendido caso a reclamação seja registrada no domingo ou feriado, ou ainda esteja chovendo. Nos distritos a manutenção é feita em data previamente estipulada com o subprefeito. A fiscalização do serviço é feita por um engenheiro da prefeitura, vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços.

O secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, reforça a importância de que a população utilize o serviço e auxilie a prefeitura a manter a iluminação pública da cidade em condições adequadas. Segundo dados da secretaria, atualmente o município conta com aproximadamente 22 mil pontos de iluminação pública, e a manutenção é realizada nestes pontos já existentes.

Outra informação importante diz respeito ao número de atendimentos já realizados. Desde que o serviço foi implantado já foram efetivadas mais de 44 mil intervenções. Entre os serviços prestados pela empresa estão a substituição de luminária (80% dos casos), troca de reatores e de células fotoelétricas, alinhamentos de luminárias, colocação do difusor de vidro ou de policarbonato, e tela.

 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Arquivo/Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial