Inicial > Notícias > Centro Integrado de Cultura recebe esculturas...

Notícias

30/09/2013 01/10/2013 17h59m

Centro Integrado de Cultura recebe esculturas em arenito. Peças foram produzidas em encontro internacional


Foto: João Alves

O Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, espaço localizado na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Appel e Conde de Porto Alegre, está mais belo. No último domingo (30), o local, que reúne o Arquivo Público, a Biblioteca Pública Municipal e o Museu de Arte de Santa Maria (Masm), recebeu as cinco esculturas, fruto do I Encontro Internacional de Escultores, que aconteceu em Santa Maria, em dezembro de 2011, promovido pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Grupo Art Pública e Associação dos Artistas Plásticos.

As peças, todas elaboradas em blocos de arenito com cinco toneladas cada uma, são de autoria de um artista santa-mariense, Jorge Gularte, e os demais escultores de Portugal, da Argentina e do Uruguai, como o consagrado Silvestre Peciar. O “empraçamento”, como é denominada a transferência pela secretária de Município da Cultura, Marília Chartune, foi possível graças ao apoio da Base Aérea de Santa Maria, que fez o transporte e colocação das peças, pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Infraestrutura, Obras e Serviços. A ação foi acompanhada de perto pela secretária e pelo Art Pública.

Para o prefeito Cezar Schirmer a cultura de Santa Maria ganha com a exposição pública destas belas peças, em um espaço que é bastante frequentado pela população. “Em breve teremos mais ações como esta, de valorização da nossa cidade”, avalia Schirmer

A secretária Marília explica que a escolha do local já estava definida pelo grupo que fez o projeto, em 2011, e teve a anuência do chefe do Executivo. “Optamos por colocar as três menores em frente ao Arquivo Público e a mais robusta, do argentino Emiliano, ficou entre o Arquivo e a Biblioteca. Já a peça elaborada pelo português Arlindo Arez ficou em frente ao Masm”, explica a secretária. }

A titular da pasta da Cultura acrescenta ainda que a prefeitura criou o espaço denominado Alameda das Esculturas, onde acontece semanalmente a Feira de Múltiplas Artes, que, posteriormente, receberá esculturas em madeira, fruto do II Encontro, previsto para ocorrer em dezembro. “Vamos colocar as novas peças mais leves, na Alameda das Esculturas, pela compatibilidade do espaço e do terreno”, argumenta Marília.


Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: catiuscia Dotto e João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial