Notícias

19/09/2013

Semana Farroupilha: prefeitura divulga alterações no trânsito e no transporte coletivo para o Desfile Tradicionalista


Santa Maria respira o orgulho de ser gaúcho. E, para exaltar o sentimento farroupilha, o Desfile Temático Tradicionalista promete reunir milhares de cidadãos nesta sexta-feira (20), na Avenida Medianeira. Por isso, os santa-marienses que trafegarem pelas imediações da via, pela manhã, devem ter muito cuidado. Isso porque, a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoverá uma série de alterações no trânsito e no transporte coletivo da cidade.

O desfile, que acontece na Avenida Medianeira, entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida Fernando Ferrari, contará com o palanque oficial montado em frente ao Supermercado Nacional e inicia às 8h30. Por isso, o trânsito nesta via será bloqueado a partir das 6h30. Os demais cruzamentos que dão acesso à avenida serão fechados às 7h. A previsão é que as ruas sejam liberadas às 12h30.

Transporte coletivo sofrerá alterações

Em virtude dos bloqueios das vias, o itinerário de algumas linhas do transporte coletivo urbano, bem como o local das paradas, também sofrerão alterações. Durante a interrupção, a parada de embarque e desembarque da União Santa-Mariense dos Estudantes (USE), na Rua do Acampamento, será transferida para a Rua José Bonifácio, em frente à Ortopedia Rozaulo. Já a parada de passageiros em frente ao supermercado da Rede Vivo e do Banrisul, na Avenida Nossa Senhora das Dores, será transferida para depois do Royal Plaza Shopping.

Durante o bloqueio das ruas, as linhas UFSM, Camobi, Carlos Gomes, Fernando Ferrari, Big/Rodoviária, Casa de Saúde, São José e Brigada/Itararé, no sentido centro-bairro, terão o seguinte itinerário: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamim Constant, Rua Bento Gonçalves e Rua Pinto Bandeira, e a partir deste ponto segue o roteiro normal. Já no sentido bairro-centro não haverá alteração no itinerário destas linhas.

Em relação às linhas Fernando Ferrari/ Faixa Nova, Big/Rodoviária e Casa de Saúde, no sentido centro-bairro, durante o bloqueio o itinerário será o seguinte: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamim Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, Avenida Nossa Senhora das Dores, Alameda Bueno Aires, Travessa Cassel, Avenida Fernando Ferrari, e, após, segue o trajeto normal. O sentido bairro-centro não terá alteração no roteiro.

As linhas Santos, Urlandia, Passo das Tropas, Minuano, Pau-a-Pique e Capivara, no sentido centro-bairro, o itinerário será o seguinte: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Av. Presidente, Rua Carlos Gomes, Rua Orlando Fração, Rua Agostinho Scolari e Br 158. No sentido bairro-centro o itinerário seguirá pela BR-158, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes e Avenida Presidente Vargas.

Por fim, o roteiro da linha Circular Sul, durante a interrupção viária, seguirá pela Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamim Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, dando sequência ao itinerário normal. As demais linhas não sofrerão alterações.

Acessos à Avenida Medianeira que serão bloqueados

-Rua Orlando Fração com a Rua Carlos Gomes;
-Avenida Ângelo Bolson com Rua Demétrio Ribeiro;
-Rua Appel com Rua Farrapos;
-Rua Barão do Triunfo com a Rua Farrapos;
-Rua Conde de Porto Alegre com a Avenida Presidente Vargas;
-Rua Duque de Caxias com a Avenida Presidente Vargas;
-Rua Floriano Peixoto com a Rua Felipe de Oliveira;
-Rua José Bonifácio com a Rua do Acampamento;
-Avenida Dores com a Rua General Neto;
-Rua Jorge Abelin coma a Rua João Rolim;
-Avenida Fernando Ferrari com a Rua João Rolim;
-Rua 19 de Novembro com a Rua José Kruel;
-Rua Paraíba com a Rua José Carlos Kruel;
-Rua 12 de Outubro com Rua José Carlos Kruel;
-Rua Floriano Peixoto com a Rua 24 de Fevereiro;
-Rua Marquês do Herval com a Rua Dom Pedro II;
-Rua Duque de Caxias com a Rua Dr. Theodorico;
-Rua Heitor Campos com a Rua Dr. Theodorico;
-Rua General Osório, no Condomínio Madre Paulina;
-Rua Cândida Vargas com a Avenida Medianeira

Jornalistas Luiz Otávio Prates e Vera Jacques
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial