Inicial > Notícias > Atenção: Audiência Pública do Plano Diretor...

Notícias

17/07/2013 17/07/2013 12h25m

Atenção: Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira (18), será na Câmara de Vereadores


Os dados levantados, bem como algumas das soluções já apontadas, fazem parte de um relatório montado ao longo dos últimos três meses e que será apresentado na próxima audiência pública marcada para o dia 18 de julho - Foto: João Vilnei/Arquivo Prefeitura

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana, serviço contratado pela Prefeitura Municipal e que vem sendo desenvolvido em Santa Maria com a finalidade de planejar o futuro do trânsito, transporte público e privado, além do sistema viário da cidade dentro de um conceito sustentável de mobilidade para os próximos 20 anos, encerrou a sua primeira etapa, a fase de análise e diagnóstico, no final do mês de abril. Desde então, o consórcio licitado vem utilizando as informações colhidas em simulações de alterações de trânsito e modelos de tráfego com o intuito de solucionar os problemas apresentados na fase de diagnóstico.

Os dados levantados, bem como algumas das soluções já apontadas, fazem parte de um relatório montado ao longo dos últimos três meses e que será apresentado na próxima audiência pública marcada para o dia 18 de julho. Trata-se da segunda etapa de apresentação do documento e suas proposições que teve início no mês de maio com a realização do último encontro. Devido a problemas técnicos, a audiência, marcada para as 19h, que aconteceria no auditório do Centro Administrativo Municipal, foi transferida para o Plenário da Câmara de Vereadores. Membros de todas as esferas da sociedade estão convidados.

Participação é importante

Com o encerramento da fase de análise e diagnóstico, o plano entra na etapa das proposições, onde o consórcio formado pelas empresas Idom e Sinergia, juntamente com um conselho multidisciplinar formado por servidores da Prefeitura, trabalham para identificar soluções além de gerenciar e testar as sugestões entregue pela população e entidades. Algo que poderá ser feito tanto através das audiências públicas quanto de um canal a ser criado na internet para possibilitar essa interatividade.

Para o vice-presidente do Escritório da Cidade, Fábio Vasconcelos, cada demanda ou anseio é vital para a completude e abrangência do Plano de Mobilidade na cidade. “O plano é dividido em quatro fases de execução e a população participa de quase todos os momentos. Isso porque cada mínima ação é importante. O plano nada mais é que a união de determinados programas que, por sua vez, são formados por uma série de ações. Geralmente quando se pensa em mobilidade, se relaciona ao carro, mas na verdade os planos se relacionam até com os passeios públicos, daí a importância da participação de todos. Para que nenhum segmento fique sem ser ouvido”, explica.

Texto: Jornalista Guilherme Bicca
Foto: João Vilnei/Arquivo Prefeitura
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial